Loulé

Almancil International Rotary Club ajuda a sensibilizar para a doença Alzheimer e os efeitos nefastos para pacientes, suas famílias e amigos

Este ano, o Almancil International Rotary Club lançou uma nova iniciativa para sensibilizar as pessoas para a doença de Alzheimer, destacando o impacto da doença de Alzheimer não só no paciente mas também nos seus entes queridos e para a comunidade em geral.

O Almancil International Rotary Club está a trabalhar em iniciativas para educar e melhorar a compreensão desta doença, eliminando assim a vergonha, o isolamento e os estigmas associados. Este projeto visa também melhorar a vida dos doentes de Alzheimer e das suas famílias.

Há quase 20 anos que o Almancil International Rotary Club está empenhado em apoiar projetos no seio das comunidades locais para aumentar a consciencialização e melhorar o bem estar das mesmas. Este ano, esse compromisso será centrado no apoio aos pacientes de Alzheimer e suas famílias.

O Almancil International Rotary Club agradece à Associação Portuguesa de Alzheimer pela sua colaboração e apoio. Trabalhando em parceria, espera dar vida a vários projetos concebidos para prestadores de cuidados formais e informais, incluindo seminários e workshops.

Outro projeto é a instalação de um Café Alzheimer onde os doentes de Alzheimer e as suas famílias se podem reunir para receber apoio e partilhar experiências. Está também a planear um Jardim Sensorial no Centro de Dia da AHDPA – Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer, em Quarteira, onde os pacientes podem ir para relaxar e refletir num ambiente tranquilo. Também irão participar nas ações de sensibilização para a doença de Alzheimer.

“O Almancil International Rotary Club orgulha-se de apoiar este projeto para as pessoas com Alzheimer”, diz a presidente do clube, Francesca Wallace, acrescentando: “A nossa contribuição para a comunidade de quase vinte anos centra-se puramente na forma como podemos ajudar mais as nossas comunidades locais nas áreas mais necessárias, criando iniciativas concretas nas áreas social, ambiental e económica para satisfazer as necessidades mais urgentes”.

Atualmente, em Portugal, existem cerca de 200.000 pessoas com demência, das quais 60-80% sofrem de Alzheimer. Este número representa mais de 10% da população com mais de 65 anos de idade. A enormidade desses números, e ainda em fase de crescimento, foi o que levou o Almancil International Rotary Club a explorar formas para ajudar a aliviar o sofrimento e a melhorar as vidas das pessoas afetadas pelo Alzheimer.

O Almancil International Rotary Club compromete-se a pôr em prática um plano de intervenção ao longo dos próximos 2 anos para aumentar a sensibilização para esta doença, agradecendo “a todos os que nos apoiaram ao longo dos últimos anos e esperamos continuar a contar com o vosso apoio nos próximos anos, ao mesmo tempo que colocamos o nosso coração e a nossa alma nesta causa extremamente válida”.

Categorias:Loulé, Saúde