Algarve

QUARTEIRA | Filipe Santana, pela EHTA, vence competição nacional na categoria de “Cozinheiro Aprendiz”

Terminou ontem o Concurso Interescolas do Turismo de Portugal 2023, na cidade do Porto.

O quarteirense Filipe Santana, de Gestão e Produção de Cozinha 2º semestre da EHTA – Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, foi o grande vencedor na categoria de “Cozinheiro Aprendiz”.

Entre 150 participantes e 12 categorias em concurso, o jovem aluno de Gestão e Produção de Cozinha, atualmente no 2º semestre, destacou-se pela paixão que demonstrou nas 3 provas realizadas.  

Na prova prática individual, a partir de um cabaz-surpresa, o aluno algarvio criou o prato principal ‘Porquinho Escondido’ – lombinho de porco numa cama de legumes e espuma de batata.  

A técnica de confeção e a criatividade foram elementos decisivos na vitória de Filipe Santana, que não esperava este resultado tendo em conta o nível competitivo do concurso: «Tive a oportunidade de participar neste concurso tão conceituado. Aceitei-o, dedicando todo o amor que tenho pela cozinha. Tentei superar-me para deixar orgulhosos todos aqueles que fazem parte do meu percurso profissional. Hoje dedico esta vitória a todos».  

A paixão de Filipe Santana pela cozinha está lá ‘desde sempre’. Tinha apenas 14 anos quando decidiu frequentar o curso de nível 4 de Técnicas de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.  

Apaixonou-se de tal forma que, ao fim de 3 anos, quis continuar a aprofundar os conhecimentos na área e avançou para o curso de nível 5 de Gestão e Produção de Cozinha.  

Para a EHTA, “participar é, por si só, uma experiência e desafio inesquecível, que traz consigo muitas aprendizagens. No entanto, naquela que é a mais importante competição para alunos das Escolas do Turismo de Portugal, testemunhar o reconhecimento merecido de um dos nossos, é alegria a duplicar. Não poderíamos estar mais orgulhosos! Foi incrível! Para o Filipe Santana e para a EHTA, esta foi uma conquista que não nunca iremos esquecer”.

A EHTA destaca “o momento de entrega dos prémios, entregue pelo Dr. Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, pela Drª. Ana Paula Pais, Diretora da Formação do Turismo de Portugal e pelo Dr. Paulo Vaz, Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto”.

A EHTA dá os “parabéns a todos os nossos participantes. Parabéns, Filipe, mais uma vez, está na hora de comemorares junto dos teus (bem mereces!”.

Para o Filipe Santana,a próxima paragem è em novembro, na Lituânia, na competição europeia.

Categorias:Algarve, Quarteira, Turismo