Algarve

EXERCICIO | Ativação do Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o sismo no Algarve

O Algarve foi, esta manhã, pelas 08:00 horas, abalado por um sismo de magnitude 8.7 na falha do banco de Goringe a 228,6km Oés–noroeste de Faro.

Decorrem as operações de reconhecimento e avaliação da situação, quer de vítimas, quer de danos em infraestruturas. No entanto, estão já identificados impactos significativos em várias localidades do litoral algarvio, salientando-se danos muito significativos em extensas estruturas do edificado, bem como danos severos na rede elétrica.

Em face dos impactos já identificados, o Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil (CNEPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) determinou a elevação para o nível vermelho do Estado de Alerta Especial para todo o Dispositivo Integrado de Operações de Proteção e Socorro.

O Plano Especial de Emergência de Proteção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis da Região do Algarve (PEERST-Alg) foi acionado, de forma automática, e está constituído o Centro de Coordenação Operacional Regional (CCOR). O Centro de Coordenação Operacional Nacional (CCON) também está acionado e a acompanhar a evolução da situação.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através do seu Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC) e demais estruturas de proteção civil estão a fazer o acompanhamento da evolução da situação de emergência.

A ANEPC recomenda à população que acompanhe o evoluir da situação através dos órgãos de comunicação social e acate as instruções e recomendações das autoridades de proteção civil.

Logo que a ANEPC dispuser de informação nova, que atualize este primeiro ponto de situação será feito novo comunicado à imprensa.

Categorias:Algarve