Os Verdes deram hoje início à Campanha Roteiro Ecologista em Loulé. Este que será um Roteiro da Água começou com uma reunião com a Associação Almargem.Nesta reunião foi possível partilhar as preocupações com a questão da gestão eficiente da água há muito prometida para a região do Algarve.


É urgente fazer investimentos na redução das perdas, na reutilização das águas, na alteração de modelos de desenvolvimento do território limitando a proliferação de campos de golfe e a extensão de culturas intensivas e super intensivas.São sobretudo necessárias medidas a curto e médio prazo que implementem técnicas de retenção de água através de processos naturais.
O Roteiro Ecologista do PEV, que no passado dia 1 de março, teve início em Lisboa, percorrerá o país em 2023, dando continuidade a um trabalho de proximidade com as populações e os problemas que enfrentam. Este Roteiro, que reforçará o valor das propostas, ações e lutas de uma agenda ecologista comprometida e consequente, alerta para a necessidade de políticas ambientais demarcadas de lógicas “lavadas de verde” para enfrentar os sérios desafios sociais e ambientais que no nosso território ameaçam a natureza e as populações.Entre os dias 8 e 11 de março, o Roteiro Ecologista de Os Verdes percorre o Alentejo e Algarve, com o Roteiro da Água. Com este programa pretendemos dar às questões da água a visibilidade que estas merecem, ouvindo instituições públicas, associações, movimentos e população.A água é um recurso natural essencial, cuja importância é indiscutível como fonte de vida no nosso Planeta. É um elemento fundamental ao equilíbrio existente nos sistemas terrestres e tem um grande valor não apenas na dimensão ambiental, mas também ao nível social e do desenvolvimento.
LInk de acesso ao VÍDEO com declarações da Dirigente Nacional Mariana Silva