
Numa iniciativa da Paróquia de Quarteira, realiza-se no dia 19 de março, terceiro Domingo de Quaresma, a Procissão dos Passos, pelas ruas da Cidade de Quarteira.
O programa inicia às 15 horas com Missa Solene na Igreja de São Pedro do Mar, seguida da Procissão do Senhor dos Passos até ao magnífico cenário do Calçadão, num encontro com as imagens da mãe de Jesus Cristo e do seu amigo João durante a Via Sacra.
À semelhança das edições anteriores, deverá ter lugar um momento de cânticos religiosos por elementos do Coro Juvenil de S. Pedro do Mar com a solista Lígia Pereira, seguindo-se as palavras do pároco de Quarteira, padre Joaquim Campôa, alusivas ao momento.
De referir que a Procissão dos Passos é uma das manifestações mais expressivas da Quaresma.
As celebrações são organizadas pela Paróquia de Quarteira com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira.
Como sempre, são esperados muitos fiéis vindos de todo o lado para assistir às cerimónias da Quaresma em Quarteira, com destaque para a Procissão do Senhor dos Passos.
Nosso Senhor dos Passos, ou Senhor Bom Jesus dos Passos, é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde a sua condenação à morte no pretório até ao seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário, e o encontro com a sua Mãe e o seu amigo João.
A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação ou estabelecendo capelas especiais nos templos.
No século XVI, fixaram-se 14 momentos principais deste trajeto, embora o número tenha variado na história do catolicismo de 7 a 39. Estes pontos principais são chamados de “as estações” ou “os passos” da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis.