Consumidor

Necessidade de Financiamento: Opções de Crédito Para Todas as Situações

Atualmente, parte significativa dos portugueses pondera pedir um financiamento.

  • Quer seja com o objetivo de comprar uma casa, um carro ou, até, para pagar as propinas universitárias, há uma tendência crescente para a necessidade de pedir ajuda monetária externa, de forma a reunir condições para atingir um determinado objetivo.

Assim, a população tem procurado formas de financiamento adequadas às suas necessidades. Existem diferentes tipos de crédito disponíveis, dependendo da finalidade do montante.

Situação Económica em Portugal

Estima-se que, em 2022, os portugueses apresentaram maiores dificuldades económicas, do que em comparação com anos anteriores. Esta realidade deve-se, sobretudo, aos salários pouco competitivos e às dificuldades inerentes ao aumento do custo de vida. A situação pandémica da Covid-19 veio apenas intensificar o problema.

A atual situação económica do país tem contribuído para ampliar a procura por soluções de crédito. Segundo dados partilhados, pelo Banco de Portugal, em 2022, os empréstimos a particulares foram superiores em aproximadamente dois mil milhões de euros, face ao ano anterior.

Perante as circunstâncias, torna-se impossível para muitas pessoas conseguir atingir determinados objetivos sem pedir ajuda monetária.

Necessidade de Financiamento: O Que Fazer?

Se antigamente pedir um crédito era um processo longo e burocrático, hoje é relativamente simples de concretizar.

Através da internet, conseguimos obter informação sobre os diferentes créditos que existem e o que é necessário para avançar com o pedido de financiamento, assim como fazer uma simulação do crédito. Inclusive, há entidades que já permitem que todo o processo seja realizado de forma digital.

Perceber qual o crédito certo para a sua realidade financeira pode ser desafiante, pelo que deve ponderar, seriamente, se pretende assumir esse compromisso. 

Opções de financiamento

Antes de optar por um determinado crédito, deve ter em conta algumas questões, como a finalidade do montante e as condições financeiras do seu agregado familiar. Inclusive, deve ponderar se necessita, imprescindivelmente, do crédito para atingir o seu objetivo. Afinal de contas, vai exigir um grande compromisso e um esforço monetário acrescido.

 Alguns dos tipos de crédito mais comuns são:

  • Crédito Pessoal – financiamento concedido para a aquisição de bens ou serviços, que pode ser utilizado para diversos fins. Pode, até, não ter um fim concreto. É definido previamente o montante a crédito e o prazo final de pagamento.
  • Crédito Habitação – tem como finalidade a construção ou aquisição de um imóvel. Corresponde, no máximo, a 90% do valor total (terá de pagar, pelo menos, 10% do valor de entrada). Sendo um dos créditos mais procurados, foi implementado pelo Governo português um Plano de Resposta ao Aumento dos Preços, com o objetivo de mitigar os custos com crédito à habitação.
  • Crédito Automóvel – tem como intuito financiar a compra de um veículo automóvel para utilização pessoal, fora do âmbito profissional ou comercial.
  • Crédito Consolidado – é uma opção para quem já conta com um ou mais créditos e pretende pedir um novo financiamento. Permite juntar a mensalidade de todos os créditos numa só, para que possa realizar o pagamento numa transação mensal única.
  • Crédito a 120 meses – corresponde a um financiamento contratado por um prazo estipulado, à priori, de 10 anos. Apesar de ter juros mais elevados, permitirá que tenha uma mensalidade mais baixa.

Crédito a 120 meses

Para muitas pessoas, o crédito a 120 meses pode ser a escolha mais viável. O facto de contar com um prazo de pagamento mais extenso, permite que o valor mensal a pagar seja consideravelmente inferior.

Existem créditos a 120 meses para diversas finalidades:

Este crédito, apesar de ter um custo mais elevado devido ao pagamento de juros durante mais tempo, é bastante vantajoso. Além de permitir que o valor a pagar por mês seja mais baixo, é pouco burocrático e fácil de concretizar, pois todo o processo pode ser feito online.

Conclusão

Numa realidade marcada por grandes desafios para as populações, em Portugal, é notável a procura de soluções de financiamento.

Existem créditos para diversas finalidades e que podem ser adaptados, com base nas condições financeiras de cada indivíduo. Inclusive, em muitos casos, o processo já pode ser concretizado totalmente online.

Entre as alternativas de financiamento a considerar, o crédito a 120 meses é uma das opções a ter em conta. Ao estender-se por um período de 10 anos, permite que as prestações mensais sejam inferiores, o que é benéfico para muitas famílias.

Categorias:Consumidor