Albufeira

APROSE em Albufeira: Profissionais da mediação querem que a venda de cartões ou planos de saúde seja regulada

Alertam para a falta de conhecimento das diferenças entre esses planos e os Seguros de Saúde

A iniciativa “APROSE ABERTA”, organizada pela Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros, realizou-se, desta vez, em Albufeira, no distrito de Faro, e juntou profissionais da mediação, associados e não associados da APROSE, que fizeram ouviu as suas preocupações. 

Os mediadores algarvios manifestaram particular inquietação com o facto de se estar a assistir no mercado a inúmeras situações de publicidade enganosa, em que Cartões de descontos ou Planos de Saúde são apresentados como Seguros de Saúde. A situação é ainda mais preocupante porque, na maioria dos casos, os clientes não têm conhecimento das diferenças, acabando por comprar gato por lebre. A agravar o problema, algumas empresas que operam nesta área comercializam Planos de Saúde com períodos de fidelização bastante longos, de 2 anos, o que não se verifica na contratualização de seguros, sejam Seguros de Saúde ou de qualquer outro ramo. 

Perante o atual cenário, também os mediadores algarvios reforçam a ideia de que é urgente que a venda desses cartões ou planos seja regulada e funcione com as mesmas regras dos Seguros de Saúde. Lembram, de resto, que essa é já uma realidade noutros países.

Para David Pereira, Presidente da APROSE, “as preocupações que tivemos oportunidade de ouvir neste encontro em Albufeira, vêm reforçar a nossa convicção de que algo tem de mudar no setor. Esta concorrência desleal a que assistimos tem também particular impacto junto dos clientes, que muitas vezes não estão cientes de que estão a contratar um produto que, na realidade, não é um seguro. Esta 4ª sessão da APROSE ABERTA foi bastante satisfatória na medida em que nos permitiu continuar a escutar as sugestões destes profissionais, sejam ou não nossos associados, até porque queremos sempre contar com a presença de todos”.

Os mediadores do Algarve sublinharam também a importância destas sessões descentralizadas, que lhes permite fazer a radiografia do setor e a troca de experiências. 

A APROSE ABERTA já passou pelos distritos de Leiria, Setúbal, Aveiro e Faro. O próximo encontro está marcado para dia 20 de abril, na Covilhã. No final, a Associação vai reunir num único documento todos os contributos apresentados pelos profissionais do setor e vai incorporá-los no Plano de Ação da APROSE.

Categorias:Albufeira, Saúde