Ambiente

QUARTEIRA | Alunos em ambiente de festa e com recados aos adultos na Marcha pela Água

Dia Mundial da Água 22 de Março

A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA, sob a Coordenação nacional de Teresa Fernandes, em conjunto com a Águas do Algarve SA, a Câmara Municipal de Loulé, a Junta de Freguesia de Quarteira, o Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres e o Agrupamento de Escolas D. Dinis, sob a coordenação dos professores Telma Brás, Sónia Pires e Aníbal Soutinho, desenvolveram na manhã de hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, no âmbito do Movimento H2Off e do Programa Eco-Escolas, uma Marcha pela Água.

Foram duas marchas com mais de 600 alunos, do 1.º ciclo ao secundário, com ponto de encontro na Praça do Mar, em Quarteira, as quais, através do movimento H2Off, com mensagens, cartazes, coreografias, poemas, músicas, e dinâmicas sobre esta temática, pretenderam estender a sua capacidade de contágio numa mensagem única para a proteção da água. Todos juntos seremos mais fortes nesta promoção de uma reflexão consciente sobre os problemas que ameaçam este recurso essencial à vida junto do público de todas as faixas etárias e diferentes classes sociais, para a necessidade da valorização da água enquanto recurso escasso e indispensável à vida.

As marchas tiveram início nas escolas EB23 D. Dinis e EB São Pedro do Mar às 10.00h, dirigindo-se então para a Praça do Mar.

Os alunos criaram um conjunto valioso de Posters com mensagens alusivas a esta temática. Para além dos vários participantes nesta marcha, marcaram presença especial os dois Embaixadores da água da Águas do Algarve, a Clarinha e o Salpico, incontornáveis presenças destas temáticas ambientais junto do público mais jovem.

Já na Praça do Mar, os alunos interpretaram canções e danças e leram poemas, sem esquecer a da exibição do grupo de tambores da disciplina de Música da ESLA – Escola Secundária Dr.ª Laura Ayres, que encabeçou a marcha desde a Escola D. Dinis.

O presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, dirigiu umas palavras aos alunos, frisando que, “no futuro, vocês têm de passar a mensagem da necessidade que nós temos de olhar para a água como um bem essencial. É muito bonito ver este sol mas o Algarve, neste momento, tem 6 barragens e as de Barlavento já pouco podem ser utilizadas devido à escassez de água aí acumulada. Portanto, temos todos uma responsabilidade, vocês têm que ensinar aos adultos o que eles têm que fazer. Isso é uma responsabilidade vossa. Depois, quero agradecer aos dois agrupamentos escolares em termos gerais. Nós trabalhamos com os 2 agrupamentos há muitos anos, desde que assumimos responsabilidades na junta, há 9 anos e meio e é gratificante ver aquilo que vocês fazem e a maneira como se envolvem nas atividades da freguesia e do concelho. É muito importante realçar isso aqui. Por outro lado, este também é o momento certo para dizer que estou solidário com os professores e com todos aqueles que trabalham com os nossos filhos na educação e no futuro dos nossos jovens. Portanto, agradecer a toda a comunidade escolar, a todos os que se envolvem com os nossos filhos e principalmente às crianças. Vocês é que vão mudar o mundo”.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Ambiente, Quarteira