Algarve

Já pode consignar 0,5% do seu IRS à associação ambiental Almargem

A partir deste ano, já é possível consignar 0,5% do IRS à Associação Almargem. Esta é uma forma de contribuir para a defesa do ambiente e do património cultural do Algarve que está agora ao alcance de qualquer cidadão.

A Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve tem desde 2022 o Estatuto de Utilidade Pública, o que a qualifica para fazer parte da lista de entidades sem fins lucrativos às quais qualquer cidadão pode atribuir uma pequena percentagem do valor de IRS retido pelo Estado. Isto significa que, sem ter qualquer custo, os cidadãos podem contribuir para a causa do ambiente e do património cultural da região.

Ao longo dos seus 35 anos de existência, a Almargem tem sido um dos rostos das principais lutas pela defesa dos recursos naturais e do ambiente no Algarve. Como exemplo, temos a luta pelos valores de locais emblemáticos. Mais recentemente em 2019, elaborámos o estudo de valorização das zonas húmidas do Algarve que contribuiu para a proposta da tão ambicionada classificação da Lagoa dos Salgados como reserva natural de âmbito nacional, e ainda para a classificação da Foz do Almargem e Trafal como reserva natural local, e deu a conhecer os importantes valores naturais das Alagoas Brancas.

Pelo seu estatuto histórico e a sua reputação, tem trabalhado em parceria com outras associações ambientais e entidades locais, tanto na defesa do património natural, como em atividades de educação ambiental nas escolas da região e em eventos dirigidos à população. É também a entidade gestora da GR13 – Via Algarviana, a grande rota pedestre que atravessa o interior do Algarve e que tem contribuído para valorizar e dinamizar o ecoturismo na região, com especial ênfase nos territórios de baixa densidade. Todos os relatórios das atividades da Almargem estão disponíveis publicamente no site: http://almargem.org/site/index.php?option=com_content&view=article&id=18&Itemid=97

Os sócios, através do pagamento de quotas, são uma parte importante do financiamento da Almargem. Com a consignação de 0,5% do IRS, qualquer pessoa que partilhe a causa da defesa do ambiente, dentro e fora do Algarve, pode agora contribuir. Desta forma, a Almargem poderá reforçar a sua intervenção pública por um Algarve sustentável e um desenvolvimento local integrado que concilie a atividade humana e o respeito pela natureza.

Como fazer a consignação à Almargem?

Entre 1 de abril e 30 de junho, ao preencher o IRS, basta preencher o modelo 3, assinalar no quadro 11 “Consignação de 0,5% do IRS”, a opção 1102 “Pessoas de utilidade pública de fins ambientais” e indicar o NIF da Almargem: 502064404.

A Direção da Almargem

Categorias:Algarve, Ambiente