Já foi editado o livro “Jogos Tradicionais do Alentejo, História e Memórias”.

Trata-se de um livro com de 154 páginas, impressas a cores 4/4 em papel Couché Mate de 115 grs + capa impressa em cartolina Carta Integra de 300grs, com plastificação numa face, formato tipo A5 (ao alto), fechado e acabamento colado na lombada.
O livro é composto por dez capítulos, individualizados e ilustrados por fotografias e imagens, que retratam a história dos jogos e brincadeiras do Alentejo desde os tempos mais recuados até aos dias de hoje que, ao longo de décadas, fizeram as delícias de quem os praticou.
Além da nota introdutória do autor, o livro conta com um prefácio assinado pelo senhor presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) entre outros registos e apontamentos.
Trata-se de uma edição de autor com apoio da CIMAC, Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre (AJTDP) e LouléCópia.
Esta ousada, única e inédita iniciativa em terras alentejanas tem o custo unitário de 18,00€ (já com o IVA incluído e entrega no local).
Para encomendas:
Fernando Santos Graça
telem: 913 753 635 – e-mail: fernandojsgraca@gmail.com
Nota biográfica do autor

Fernando José dos Santos Graça
Nasceu em Loulé, a 25/4/1959, cidade onde reside.
Casado, com duas filhas e três netos, considera-se um louletano dos “sete costados”.
Jornalista autodidata, colaborou durante vários anos com os jornais desportivos nacionais Record e Gazeta dos Desportos (como correspondente no Algarve) e revista “Foot”, e com os jornais regionais A Voz de Loulé, Carteia, Terra de Loulé e Distrito de Faro, onde assumiu, nestes dois últimos, as funções de diretor. Entre 1/10/2002 e 31/7/2012 dirigiu o semanário O Louletano e as revistas Louletano e Loulé Magazine, de essência regional e Construímos & Inovamos, de carater nacional.
Foi homenageado pelo Governo Civil de Faro, a 10/4/2002; pela Associação de Futebol do Algarve (AFA), a 25/4/2007 (pelos 25 anos ao serviço da comunicação social algarvia); pelo Município de Albufeira, a 1/7/2010; Centro de Ciclismo de Loulé (CCL) e Nova Terra – Cooperativa de Habitação Económica de Loulé, CRL.
É um apaixonado pela escrita, história, tradições e cultura local e regional.
Assumiu a parceria com o artista plástico Ricardo Inácio para desenvolver projetos editoriais de livros ilustrados. Assim, em julho de 2017, Lendas Algarvias, com chancela editorial da Arandis Editora, e Almancil tem História, Sinapis Editores; setembro 2017, S. Clemente tem História (Sinapis Editora); março 2018, Almancil has History illustrated (Sinapis Editora); maio 2018, Cinquenta Anos de História da Festa da Espiga de Salir, edição Junta de Freguesia de Salir; junho 2018, Lendas de Loulé ilustradas, edição Câmara Municipal de Loulé; julho 2018, Colorir Lendas de Faro, edição Câmara Municipal de Faro; setembro 2018, Lendas de Faro Ilustradas, edição Câmara Municipal de Faro; janeiro 2019, Querença, Tôr e Benafim – História Ilustrada, edição União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim; maio 2019, Colorir Lendas de Lagoa, edição Câmara Municipal de Lagoa; junho 2019, Noventa Anos de História do Café Calcinha, edição Câmara Municipal de Loulé; junho 2019, Lendas Alentejanas, Arandis Editora; novembro 2019, Lendas de Albufeira (ilustrado), edição Câmara Municipal de Albufeira; fevereiro 2020, Alvor com História, edição Junta de Freguesia de Alvor; junho 2020, 104 Anos de História dos Mercados de Olhão, edição Mercados de Olhão, E.M.; setembro 2020, Artes, Ofícios, Tradições e Figuras Típicas de Loulé, edição de autor, com apoio da Câmara Municipal de Loulé; novembro 2020, Porches com História, edição da Junta de Freguesia de Porches; janeiro 2021, Lendas de Tavira, um Património a Preservar, edição de autor, com apoio da Câmara Municipal de Tavira; abril 2021, Freguesia de S. Sebastião com História, edição da Junta de Freguesia de S. Sebastião; maio 2021, Pragas, Lendas e Dizeres na oralidade de Alvor, edição Junta de Freguesia de Alvor; setembro 2021, Lendas de Santiago do Cacém, um Património a Preservar, edição de autor, com apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém; setembro 2022, Estórias da Mina de Sal-gema de Loulé, edição (bilingue) de autor com apoio da Tech Salt S.A. e Câmara Municipal de Loulé; novembro 2022, Jogos Tradicionais do Alentejo, História e Memórias, edição de autor, com apoio da CIMAC e Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre (AJTDP); novembro 2022, Artes, Ofícios, Tradições e Figuras Típicas do Concelho de Faro, edição de autor com apoio da Câmara Municipal de Faro e Juntas de Freguesia; dezembro 2022, “As Aldeias Mais Portuguesas de Portugal no Concurso do Estado Novo (1938)”, edição de autor com apoio da Loulecópia.