Decorreu no dia 5 de abril, no Teatro Lethes, em Faro, o Seminário de apresentação oficial do Projeto Viver Compaixão – Comunidade Compassiva em Faro | Loulé | São Brás de Alportel – “O que é isso, Viver Compaixão?”. A AHDPA, representada pelo Presidente da Direção, Adelino Rocha, recebeu o Certificado de Parceiro do Projeto.


Marcaram também presença no Seminário representantes dos vários Parceiros do Projeto, como a Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Faro e Câmara Municipal de São Brás de Alportel, neste que é um Projeto que tem como objetivo sensibilizar a comunidade em geral para a necessidade e benefícios das comunidades e cidades compassivas, o qual, através de vários recurso e estratégias, irá prestar apoio qualificado às pessoas doentes e seus familiares.
Recordamos que a AHDPA – Associação Humanitária dos Doentes de Parkinson e Alzheimer tem a seu cargo o Centro de Dia da AHDPA – Vila Sol, criado em 2018.
“Viver ComPaixão”
“Viver ComPaixão” é esta a designação do projeto vencedor que o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Faro-Loulé (DL CVP Faro-Loulé), apresentaram ao concurso “Portugal Compassivo – Laços Que Cuidam”.
Este concurso, resultou de um protocolo de cooperação entre a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e a Fundação “la Caixa” e teve como objetivo principal e final a atribuição de financiamento para a criação de comunidades compassivas, que permitam o cumprimento dos critérios vigentes de certificação pelo movimento internacional “Charter for Compassion”.
De acordo com Giovanni Cerullo, medico da Equipa de Cuidados Paliativos da Unidade Hospitalar de Faro e representante do projeto pelo CHUA, “é mais um motivo de orgulho pelo facto do CHUA ser o impulsor da criação de uma comunidade compassiva na região do Algarve, comunidade essa que irá melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar uma cultura de compaixão. Mais uma vez o CHUA sai das suas paredes para ir ao encontro dos utentes”.
Vitor Alua, sociólogo, coordenador da Área de Formação e Projetos, representante do projeto pela DL CVP de Faro-Loulé realça “que este projeto se realizará, em rede, com mais de 15 parceiros locais, regionais, nacionais e espanhóis de vários setores da sociedade que de imediato disseram: Sim, queremos construir convosco! Será o início de um longo mas gratificante trajeto onde, em conjunto, (como referiu um dos parceiros do projeto) vamos agora “baixar” esta inspiradora visão até à sua materialização! Venham connosco!”.