AGENDA

Cocktail da Evolução, o duplo solo de Teatro Físico, no Teatro Lethes

“Cocktail da Evolução” é um espectáculo do JAT – Janela Aberta Teatro, uma obra composta, que agrega dois solos artísticos, “Filhos da evolução” e “Cocktail”, e terá a sua estreia em Portugal, neste formato de espectáculo duplo no Teatro Lethes, após digressão por Espanha em 2021 e 2022.

No próximo fim-de-semana, sábado e domingo, dias 15 e 16 de Abril, sobe ao palco do icónico Teatro Lethes, esta dupla criação, dirigida e representada pelos fundadores do Colectivo JAT.

Estes solos originais da companhia compõem um espectáculo de extrema beleza e sensibilidade, narrado unicamente com o corpo, num sublime trabalho de Teatro Físico, capaz de levar o espectador do riso às lágrimas.

Intensa, intrigante e perturbadora, assim se apresenta a primeira obra, ‘Filhos da Evolução’. Extravagante, hilariante e frenética, é como se exibe ‘Cocktail’. O conjunto das duas peças tem a capacidade de provocar e arrebatar o público com imagens fascinantes. Com interpretações magistrais de Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, que através dos seus corpos representam um sem fim de personagens, lugares e situações de uma civilização humana que nos é familiar. Depois de fechar o 1º trimestre de 2023 com 3 espectáculos originais, e 3 elencos, a circular pelas mais importantes salas de espectáculo do Algarve – Teatro Mascarenhas Gregório, Auditório Duval Pestana- Centro Cultural de Lagos, Cineteatro Louletano e Teatro Municipal de Faro- Teatro das Figuras – e antes de continuar com uma digressão internacional, apresentar um 4º espectáculo no Teatro Lethes foi a fórmula encontrada para receber o público, ao abrir a cortina do 2º trimestre do ano.

O JAT – Janela Aberta Teatro é uma companhia de teatro sediada em Faro que nasceu do desejo de formar uma companhia especializada em Teatro Físico. Um teatro onde a fisicalidade do artista cénico assume especial relevância, e a pesquisa do corpo poético e extra-quotidiano é colocada ao serviço de novas dramaturgias. Um teatro que não necessita do uso da palavra, mas que não a deixa de parte. A companhia é dirigida por Diana Bernedo, actriz e encenadora basca, e Miguel Martins Pessoa, actor e encenador português. Entre as suas criações originais destacam-se os espectáculos Algo de Macbeth, As Bodas de Prata do Conde Baldinski, Cocktail da evolução, Asas de Papel, Cinema Miami, Sai da Frente, Ouvi Dizer, Aluga-se. Paralelamente à criação de espectáculos, o JAT desenvolve um relevante projeto de formação Teatral no Algarve, com a oferta de um leque de cursos anuais, onde se aprofundam disciplinas variadas do Teatro em geral, e do Teatro Físico em particular. O JAT é a entidade organizadora do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico – Algarve, que terá a sua 2ª edição em Junho de 2023.

Ambas as sessões são para público geral, no dia 15 de Abril às 21:30 (Dia Mundial da Arte) e no dia 16 de Abril às 16h00. Os bilhetes têm um custo de 10€ para adultos, com descontos para menores de 18 e maiores de 65 anos.

Para mais informações: www.colectivojat.com
Reservas: www.teatrolethes.com ou através da página web: www.bol.pt

Categorias:AGENDA, Faro