Quarteira

QUARTEIRA | Fernando Graça apresenta na Escola da Abelheira a sua 25.ª obra, dedicada ao Concelho de Loulé

O jornalista louletano Fernando Graça, agora mais dedicado à escrita, acaba de lançar a sua 25.ª obra, intitulada “Artes, Ofícios, Tradições e Figuras Típicas do Concelho de Loulé”. A obra foi apresentada esta manhã, na Escola da Abelheira, em Quarteira.

O autor falou da obra perante uma plateia de alunos atentos, concentrados e interventivos, com inúmeras questões levantadas, às quais Fernando Graça respondeu de forma esclarecedora.

Nesta obra, Fernando Graça apresenta neste livro, profusamente ilustrado, de forma simples e acessível, ofícios e costumes antigos, jogos tradicionais, figuras típicas e eventos concelhios tradicionais, que transformam uma obra científica num manual prático.

A apresentação terminou numa intensa sessão de autógrafos espontânea.

Por: Jorge Matos Dias / Jorge Matos Dias

Nota biográfica do autor

Fernando José dos Santos Graça

Nasceu em Loulé, a 25/4/1959, cidade onde reside.

Casado, com duas filhas e três netos, considera-se um louletano dos “sete costados”.

Jornalista autodidata, colaborou durante vários anos com os jornais desportivos nacionais Record e Gazeta dos Desportos (como correspondente no Algarve) e revista “Foot”, e com os jornais regionais A Voz de Loulé, Carteia, Terra de Loulé e Distrito de Faro, onde assumiu, nestes dois últimos, as funções de diretor. Entre 1/10/2002 e 31/7/2012 dirigiu o semanário O Louletano e as revistas Louletano e Loulé Magazine, de essência regional e Construímos & Inovamos, de carater nacional.

Foi homenageado pelo Governo Civil de Faro, a 10/4/2002; pela Associação de Futebol do Algarve (AFA), a 25/4/2007 (pelos 25 anos ao serviço da comunicação social algarvia); pelo Município de Albufeira, a 1/7/2010; Centro de Ciclismo de Loulé (CCL) e Nova Terra – Cooperativa de Habitação Económica de Loulé, CRL.

É um apaixonado pela escrita, história, tradições e cultura local e regional.

Assumiu a parceria com o artista plástico Ricardo Inácio para desenvolver projetos editoriais de livros ilustrados. Assim, em julho de 2017, Lendas Algarvias, com chancela editorial da Arandis Editora, e Almancil tem História, Sinapis Editores; setembro 2017, S. Clemente tem História (Sinapis Editora); março 2018, Almancil has History illustrated (Sinapis Editora); maio 2018, Cinquenta Anos de História da Festa da Espiga de Salir, edição Junta de Freguesia de Salir; junho 2018, Lendas de Loulé ilustradas, edição Câmara Municipal de Loulé; julho 2018, Colorir Lendas de Faro, edição Câmara Municipal de Faro; setembro 2018, Lendas de Faro Ilustradas, edição Câmara Municipal de Faro; janeiro 2019, Querença, Tôr e Benafim – História Ilustrada, edição União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim; maio 2019, Colorir Lendas de Lagoa, edição Câmara Municipal de Lagoa; junho 2019, Noventa Anos de História do Café Calcinha, edição Câmara Municipal de Loulé; junho 2019, Lendas Alentejanas, Arandis Editora; novembro 2019, Lendas de Albufeira (ilustrado), edição Câmara Municipal de Albufeira; fevereiro 2020, Alvor com História, edição Junta de Freguesia de Alvor; junho 2020, 104 Anos de História dos Mercados de Olhão, edição Mercados de Olhão, E.M.; setembro 2020, Artes, Ofícios, Tradições e Figuras Típicas de Loulé, edição de autor, com apoio da Câmara Municipal de Loulé; novembro 2020, Porches com História, edição da Junta de Freguesia de Porches; janeiro 2021, Lendas de Tavira, um Património a Preservar, edição de autor, com apoio da Câmara Municipal de Tavira; abril 2021, Freguesia de S. Sebastião com História, edição da Junta de Freguesia de S. Sebastião; maio 2021, Pragas, Lendas e Dizeres na oralidade de Alvor, edição Junta de Freguesia de Alvor; setembro 2021, Lendas de Santiago do Cacém, um Património a Preservar, edição de autor, com apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém; setembro 2022, Estórias da Mina de Sal-gema de Loulé, edição (bilingue) de autor com apoio da Tech Salt S.A. e Câmara Municipal de Loulé; novembro 2022, Jogos Tradicionais do Alentejo, História e Memórias, edição de autor, com apoio da CIMAC e Associação de Jogos Tradicionais do Distrito de Portalegre (AJTDP); novembro 2022, Artes, Ofícios, Tradições e Figuras Típicas do Concelho de Faro, edição de autor com apoio da Câmara Municipal de Faro e Juntas de Freguesia; dezembro 2022, “As Aldeias Mais Portuguesas de Portugal no Concurso do Estado Novo (1938)”, edição de autor com apoio da Loulecópia.

Categorias:Quarteira