Depois da cerimónia oficial das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril esta manhã, em Quarteira, este ano, as celebrações deste dia contaram também com um concerto de Afonso Dias, intitulado “Pela Santa Liberdade”, ao fim da tarde, no Auditório do Centro Autárquico.
Afonso Dias protagonizou um espetáculo bem ao seu jeito, com a mestria que lhe é reconhecida, interpretando algumas das mais belas e representativas canções de intervenção portuguesas, onde a tónica dominante foi, como não podia deixar de ser, as canções de José Afonso.
O espetáculo terminou inevitavelmente com o público de pé a cantar em coro com o artista o eterno tema representativo da Revolução dos Cravos, Grândola Vila Morena, também de José Afonso.
A iniciativa, de entrada livre, foi uma organização da Junta de Freguesia de Quarteira, representada na plateia pelo seu presidente, Telmo Pinto.
Destaque ainda para a presença da presidente da Assembleia de Freguesia de Quarteira, Lígia Correia Brito, entre outros membros da Assembleia de Freguesia.
Afonso Dias é cantor, compositor e letrista de canções, poeta intermitente, ator e encenador de teatro, dizedor de Poesia. Militou contra a Ditadura e cantou nos anos 60 em inúmeras sessões a solo ou ao lado de Zeca Afonso, Francisco Fanhais, Samuel, Pedro Lobo Antunes, Pedro Barroso e muitos outros. Conjuntamente com Fausto, José Mário Branco e Tino Flores, foi, em 1974, um dos fundadores do GAC – Grupo de Ação Cultural no qual participou na produção e na gravação de 3 LP’s e 8 EP’s, e em centenas de espetáculos entre 1974 e 1978. Foi deputado à Assembleia Constituinte em 1975/76 e é um dos signatários da Constituição da República que votou favoravelmente a 2 de abril de 1976. Em 14 de Abril de 2016 foi-lhe conferido o título de Deputado Honorário pela Assembleia da República. Há dezenas de anos que canta e diz poesia, no país, pela Europa – Alemanha, Holanda, França, Inglaterra – e no Brasil.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve



















Categorias:Quarteira