Saúde

Dove lança petição para promover a saúde mental das crianças e a sua segurança online

  • Dove apresentou, em Londres, a nova campanha global, que em parceria com a Mental Health Europe, pretende alertar para a crise de saúde mental nas crianças e nos jovens, provocados pelos conteúdos tóxicos nas redes sociais.
  • A marca criou uma petição internacional, que apela a uma mudança legislativa que exige mais segurança online com o objetivo de ajudar a proteger a saúde mental das crianças.
  • Carolina Deslandes, Catarina Raminhos e Catarina Cabrera, foram as 3 influenciadoras que, a convite da marca, marcaram presença em Londres e que serão as embaixadoras desta campanha em Portugal.

Movimento pela mudança legislativa: criação de uma petição

De acordo com o novo estudo sobre a Saúde Mental Infantil de Dove Projeto pela Autoestima, 94% dos especialistas em saúde mental, afirmam que as redes sociais estão a alimentar uma crise de saúde mental entre os jovens. Mais de 8 em cada 10 crianças estão a ser expostas a conteúdos de beleza tóxicos, com as redes sociais a estarem diretamente associadas a uma crise de saúde mental dos jovens

De forma a alertar e consciencializar para este problema, Dove em parceria com a Mental Health Europe (MHE), a maior rede europeia independente empenhada na promoção e prevenção de problemas de saúde mental, apelam a um ambiente mais seguro nas redes sociais para proteger a saúde mental das crianças.

Com o lançamento da campanha internacional, a marca pretende dar origem a um movimento, com repercussões mais latas do que apenas um alerta sobre o tema, mas com mudanças efetivas, do ponto de vista legislativo, incutindo um movimento de mudança sobre o que é colocado nas redes sociais e considerado prejudicial e tóxico, tendo criado para o efeito uma petição internacional, que visa recolher o máximo de assinaturas possíveis, de forma a levar o tema a discussão ao Parlamento Europeu.

Sem dúvida que as redes sociais se tornaram num espaço que fomenta a autoexpressão e a criatividade dos jovens, mas aquilo que temos visto, é que há cada vez mais informações falsas, sem controle, que passam mensagens deturpadas e tóxicas aos jovens e crianças e que afetam diretamente a sua saúde mental e autoestima. Para além disso, este tipo de informações não possui qualquer regulação ou controle legislativo, o que lhes permite continuar a existir num vazio legal, não tendo quaisquer repercussões para as informações que disseminam e que é importante regulamentar e impor regras”, alerta Firdaous El Honsali, Diretora Global de Comunicação e Sustentabilidade de Dove.

Lançamento da Campanha Europeia

Dove volta a ser uma voz de alerta para um tema sensível e que requer a atenção de pais, educadores e sociedade civil, desta vez sobre a saúde mental dos jovens, com o lançamento de uma nova campanha, cuja apresentação internacional decorreu em Londres, no dia 25 de abril.

Num evento imersivo e impactante – com a projeção de inúmeros vídeos e publicações reais com mensagens tóxicas sobre beleza que podem ser encontradas um pouco por todas as redes sociais – a marca promoveu um evento sobre a saúde mental dos jovens quando expostos a este tipo de conteúdos, lançando o debate sobre o tema. Marcaram presença vários jovens que deram o seu testemunho na primeira pessoa e partilharam, de que forma as suas vidas foram impactadas por conteúdos nocivos difundidos nas redes sociais. Também médicos psicólogos e oradores participaram no debate, onde foi explicado o propósito de Dove ao associar-se a esta causa e a importância de promover medidas e legislação adequadas às redes sociais. Foi ainda apresentado o vídeo, The Cost of Beauty, altamente impactante, onde é partilhada a história real de uma jovem, a Mary, que após sofrer de um distúrbio alimentar durante a adolescência, recuperou e partilha agora a sua história. O vídeo marca presença nas televisões um pouco por todo o mundo, inclusive em Portugal, estando também disponível no Youtube, com legendagem em português.

No evento, Portugal fez-se representar pela artista Carolina Deslandes e pelas influenciadoras Catarina Raminhos e Catarina Cabrera, para verem e sentirem em primeira mão, o impacto que a disseminação de conteúdos nocivos tem sobre a saúde mental dos jovens e crianças. A relevância desta campanha para estas influenciadoras foi clara, pela partilha que fizeram junto das suas comunidades que ajudaram a divulgar a mensagem, promoveram conversas sobre o tema e claro a assinatura da petição.

Ficamos muito contentes por vermos um número crescente de influenciadores em Portugal com maior consciência do impacto do que publicam e dispostos a ajudar na desconstrução de estereótipos irreais de beleza.

Fiquem atentos às próximas iniciativas de Dove sobre o tema e não se esqueçam de assinar a petição.

Junte-se ao Dove Projeto pela Autoestima para tornar as redes sociais mais seguras para as crianças.

Saiba mais e assine a petição em Dove.com.

Categorias:Saúde