Consumidor

QUARTEIRA | Pela Soberania Alimentar, incentivar a produção, consumir o que é local

Entre 8 e 14 de maio, o Município de Loulé realiza mais um momento de reflexão sobre a problemática das alterações climáticas, A Semana do Clima 2023, que integra as comemorações do Dia Internacional do Clima (14 de maio), conta com um programa de atividades, dirigidas a diferentes públicos-alvo, com o intuito de promover a consciencialização da comunidade para a problemática da mudança do climática e a mobilização para a adaptação aos seus efeitos.

Integrada no programa, na manhã desta quarta-feira, dia 10, teve lugar uma ação de sensibilização sobre a “Soberania alimentar”, no Mercado de Produtores de Quarteira, onde foram dadas a conhecer as origens do que se consome. Um desafio e uma oportunidade para sensibilizar para o modelo vigente de consumo que compreende uma ameaça à sustentabilidade do Planeta.

soberania alimentar é considerada como um sistema alimentar no qual as pessoas que produzem, distribuem e consomem alimentos também controlam os mecanismos e políticas de produção e distribuição de alimentos, a soberania alimentar é um reflexo do modelo de distribuição e alimentação adotado em nível mundial.

A disponibilidade dos alimentos, o acesso das pessoas aos mesmos e um consumo adequado do ponto de vista nutricional são os três pilares sobre os quais se assenta o conceito de segurança alimentar.

Categorias:Consumidor, Quarteira