Numa organização da Junta de Freguesia de Quarteira, o Hotel Dom Pedro, em Vilamoura, foi palco ao longo da tarde de hoje, 12 de maio, do V Encontro de Tunas e Grupos Corais das Universidades e Academias Seniores do Algarve, com apresentação de Nelson Horta.
Ao palco subiram 13 grupos, designadamente:
- Grupo Coral de Quarteira
- Grupo Coral da Universidade Sénior de Loulé
- Tuna Académica da UATI
- Coro da Universidade Sénior da Freguesia de Olhão
- Coro da Universidade Sénior de Moncarapacho
- Grupo de Cantares do Polo de Educação ao Longo da Vida de Tunes
- Grupo de Cavaquinhos e Instrumental da Universidade Sénior de Lagos
- Grupo Coral da Academia Sénior de Monchique
- Tunatocasnada da Universidade Sénior de Portimão
- Grupo de Música Tradicional Portuguesa da Universidade Sénior de Lagoa
- Tuna da Academia Sénior de Tavira
- Grupo de Cantares Cantábrás
- Tuna da Academia do Saber de Quarteira
Destaque para a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, de Marta Teixeira e Cláudia Marins, do seu executivo e ainda Analídio Ponte, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Loulé e Rui Gabriel, presidente da junta de Freguesia de Olhão.
Telmo Pinto sustentou que a realização deste encontro em Quarteira “foi uma promessa de há 4 anos atrás, na Universidade do Algarve, no IV Encontro. Fizemos a promessa de que estaiamos disponíveis para organizar a V edição. Portanto, estamos muito contentes por termos voltado ao ativo e estarmos aqui todos juntos”.
O autarca quarteirense realçou ainda que “é bonito ver o Algarve assim junto. Muitas vezes, não olhamos para a região como um todo, que se complementa, pelo que é uma enorme satisfação ver tantas freguesias e tantos concelhos aqui representados. Obrigado a todos vós que participam nisto que é a nossa cultura, que é a nossa história, obrigado a todos os que se envolvem para que tudo isto aconteça. Nós estamos nos executivos das câmaras e das juntas e muitas vezes temos o dom de complicar quando basta apenas agilizar processos e deixar que as coisas fluam. Vocês é que têm energia e vemos que por aqui as coisas acontecem muito depressa. Obrigado também aos meus colegas autarcas que se encontram aqui, o Analídeo da Freguesia de S. Sebastião, em Loulé e o Rui, da Freguesia de Olhão”, deixando “um beijinho especial à nossa Tuna da Academia do Saber e ao Grupo Coral de Quarteira, com os quais trabalhamos todos os dias. No fundo, são eles que criam em nós esta energia para que possamos continuar a fazer estas apostas. Gostávamos de ter aqui toda a gente a assistir para que este espetáculo chegasse a mais pessoas e encontrámos a solução das redes sociais com a transmissão em direto, pelo que ainda vamos chegar muito mais longe do que aquilo que estávamos à espera”.
A finalizar, Telmo Pinto desejou “uma boa tarde para todas e para todos e continuem a trabalhar porque nós estamos cá para ajudar e para dar continuidade a esta que é a nossa cultura”.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve























































































































































