Quarteira

QUARTEIRA | Aula aberta de Artes Tradicionais

O Largo do Centro Autárquico de Quarteira acolheu na manhã de hoje, 16 de maio, uma mega aula aberta de Artes Tradicionais pelas formadoras Solange Guerreiro e Conceição Bernardo, da Academia do Saber.

Uma aula com grande participação onde muitos foram aqueles que, pela primeira vez, experimentaram a arte da empreita de palma e croché.

Uma aula que permitiu ainda expor uma mostra dos muitos trabalhos que as formandas têm feito, com grande talento e criatividade, no módulo de Artes Tradicionais da Academia do Saber.

A aula aberta contou com um grupo de utentes da UNIR  – Associação de Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve, em Loulé.

Uma iniciativa que contou com a presença de Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, e Marta Teixeira, do seu executivo.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Empreita

A empreita de palma surgiu no Algarve com a necessidade de embalar figos, amêndoas e alfarrobas para o seu transporte. Passou, então, a ser utilizada noutros objetos quotidianos, na pesca e com propósitos decorativos. A esteira popularizou-se devido à lacuna de mobiliário nas habitações mais humildes.

Originalmente, a matéria prima provinha do interior Algarvio, embora atualmente, devido à escassez da planta nesta região, as folhas de palma começaram a ser importadas do Sul de Espanha, aonde a produção de palma foi transformada em indústria.

Atualmente, a empreita é efetuada quase totalmente com propósitos decorativos, sendo uma das atrações turísticas na região. Verifica-se, igualmente, uma maior diversidade de materiais utilizados na empreita, como os plásticos e outros materiais reciclados.

in Modos de Fazer: Guia do Artesanato Algarvio, editado pela Região de Turismo do Algarve

Categorias:Quarteira