AGENDA

“Na fábrica de imagens”: oficina de desconstrução visual chega à Biblioteca Municipal de Loulé

No dia 26 de maio, das 14h00 às 17h00, a Biblioteca Municipal de Loulé recebe a oficina de desconstrução da imagem “Na fábrica de imagens”, orientada por Alain Corbel. Uma oportunidade única para aprender a ver para além do óbvio e compreender o poder silencioso das imagens que nos rodeiam todos os dias.

Olhar não chega: é preciso aprender a ver

Através desta oficina, pretende-se não só observar, mas sim desconstruir a imagem. E para isso é necessário aprender a ver, a refletir e a compreender. A maioria de nós olha, mas nem sempre presta verdadeira atenção. Reparar nas formas, nas cores e nos detalhes de uma imagem é um exercício mais exigente do que parece.

Na escola aprendemos a ler textos, mas raramente aprendemos a “ler” imagens, mesmo estando rodeados por elas todos os dias, desde os ecrãs aos cartazes, das redes sociais aos livros ilustrados.

Uma oficina para todos os curiosos

Esta atividade, destinada ao público em geral (sem necessidade de conhecimentos prévios), convida os participantes a olhar com mais atenção e a perceber melhor como as imagens funcionam e que mecanismos utilizam para nos contar histórias, despertar emoções ou persuadir.

Programa: jogos, exemplos e a magia da criação visual

A oficina inicia-se com pequenos jogos visuais, usando um fundo simples, para mostrar como o olhar pode ser guiado – onde o nosso olho é atraído primeiro, o que provoca determinada reação, como se constrói um percurso visual.

Depois, serão apresentados exemplos de livros ilustrados, banda desenhada e pinturas, para perceber como a composição e as cores ajudam a transmitir ideias, criam atmosferas e orientam a narrativa.

Num momento especialmente prático, será explicado, de forma simples e acessível, como um ilustrador cria uma imagem – desde o primeiro esboço, passando pelo desenvolvimento, até ao resultado final.

Partilha e reflexão final

No final da oficina, haverá um momento de reflexão e partilha, onde os participantes poderão trocar impressões, colocar dúvidas e discutir o que aprenderam sobre si próprios enquanto observadores ativos.

Inscrições e certificação

As inscrições podem ser enviadas para o email:
📧 biblioteca@cm-loule.pt

✅ Confere-se diploma de participação a todos os formandos.

Ficha técnica

  • Oficina: “Na fábrica de imagens” – desconstrução da imagem
  • Orientador: Alain Corbel
  • Data: 26 de maio
  • Horário: 14h00 – 17h00
  • Local: Biblioteca Municipal de Loulé
  • Destinatários: Público em geral
  • Inscrições: biblioteca@cm-loule.pt
  • Certificação: Diploma de participação

Categorias:AGENDA, Loulé

PlanetAlgarve