Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
O espetáculo mais deslumbrante do Algarve regressou. E Quarteira respondeu em força. Na noite desta sexta-feira, 19 de junho, o Passeio das Dunas encheu-se de residentes e milhares de visitantes para o Desfile de Santo António das Marchas Populares. Sete marchas marcaram presença. Dois palcos, um só coração a bater em festa. Cor, luz, música e muita energia invadiram o recinto.

Todas as fotos e vídeos no Facebook do PlanetAlgarve.
Uma sardinha com história e tradição
Em 2026, a Marcha da Rua da Cabine apresenta-se com o tema “Festa da Sardinha”. E que festa! Com 33 anos de existência, é uma das pioneiras e verdadeira bandeira das Marchas Populares de Quarteira. A Rua da Cabine reune este ano 63 elementos, todos à volta de uma grande sardinhada que prometeu e cumpriu: tocou-nos na alma e nas raízes mais profundas da identidade quarteirense.
Não há cidade mais bonita do que Quarteira. Esta terra reflete grandes tradições e costumes ligados ao mar. Tradições que só um quarteirense sabe perpetuar com a genuinidade de quem nasceu e vive virado para o oceano. Mesa montada, tinto no copo, batatas descascadas, azeite a brilhar na salada… só nos resta dizer: “Vamos a uma sardinhada!”.
O desfile extra da Marcha da Rua da Cabine voltou a galvanizar o vasto público, como tem feito ao longo das suas três décadas de história. A energia, a alegria e o entusiasmo de todos os participantes fizeram deste momento algo realmente especial e cheio de charme. É maravilhoso ver a tradição celebrada com tanto carinho e criatividade, fortalecendo o espírito comunitário e trazendo sorrisos a miúdos e graúdos.
Parabéns a todos os que participaram e fizeram deste desfile um verdadeiro sucesso! Que esta festa continue a encher os corações dos quarteirenses de orgulho e alegria por muitos e longos anos!
Mais dias para viver a festa
Este ano, depois do desfile de Santo António e deste desfile extra no dia 19 de junho, seguem-se os tradicionais desfiles de S. João (23 de junho) e S. Pedro (28 de junho).
Quarteira volta assim a reviver a tradição dos Santos Populares, que de norte a sul do país é vivida de forma muito especial, particularmente nestas terras de gente que vive virada para o mar.
Marcha Rua da Cabine — Ficha Técnica
Tema: Festa da Sardinha
Organização: Leonor Guerreiro e Bruno Guerreiro
Porta Estandarte: Andreia Silva
Figurinos: Leonor Guerreiro e Bruno Guerreiro
Confeção dos fatos: Paula Gomes
Artes plásticas: Leonor Guerreiro e Bruno Guerreiro
Letra e música: Adaptação de Bruno Guerreiro
Intérprete: Aurora Gonçalves
Coreografia e marcações: Bruno Guerreiro
Categorias:Quarteira




