Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Iniciativa organizada pela Associação Recreativa Unidos da Penina trouxe centenas de pessoas ao coração da aldeia, num dia que provou que o interior do concelho está vivo e cheio de energia.

Todas as fotos e vídeos de Nathalie Guerreiro para o PlanetAlgarve no Facebook do PlanetAlgarve.
O Largo da Fonte, na Penina, foi palco, no dia 29 de agosto, de uma jornada inesquecível de festa, convívio e celebração das tradições locais. A iniciativa, organizada pela Associação Recreativa Unidos da Penina, contou com o apoio da Junta de Freguesia de Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e do Geoparque Algarvensis, e trouxe ao interior do concelho uma animação que encheu de cor e alegria a pitoresca aldeia.
O evento, que se prolongou ao longo de todo o dia e pela noite fora, começou com a abertura dos comes e bebes e animação musical a cargo de Filipe Romão, criando desde cedo um ambiente de boa disposição. A tarde foi dando lugar à noite e, com ela, a animação subiu de tom: primeiro com o Grande Baile de Valter Cabrita, que fez dançar os presentes, e depois com o aguardado espetáculo de Quina Barreiros e as suas bailarinas, que arrancou entusiasmados aplausos do público.
E porque a noite ainda ia longa, a festa continuou com baile animado até bem tarde, num ambiente de pura celebração e comunhão.
Tradições que unem a comunidade
A adesão do público foi notória, com centenas de pessoas a marcarem presença, entre residentes, visitantes e muitos que regressaram à terra para rever amigos e celebrar em conjunto. A presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, foi um sinal do reconhecimento institucional à importância de iniciativas como esta para a coesão social e a valorização do interior do concelho.
Eventos como o que aconteceu na Penina são fundamentais para manter vivas as tradições, fortalecer os laços comunitários e promover o convívio entre gerações. Num tempo em que as aldeias do interior enfrentam desafios de desertificação e envelhecimento populacional, estas festas populares assumem-se como momentos de resistência cultural e de afirmação da identidade local.
Um exemplo a seguir
A Associação Recreativa Unidos da Penina merece um reconhecimento especial pela organização impecável e pela capacidade de mobilizar a comunidade em torno de um objetivo comum: celebrar a vida e a cultura da aldeia. O apoio da Junta de Freguesia de Benafim e da Câmara Municipal de Loulé reforça a importância de uma aposta continuada no interior do concelho, garantindo que estas iniciativas possam repetir-se e crescer ano após ano.
Loulé é um concelho rico em diversidade, da costa à serra, da cidade às aldeias, e eventos como o da Penina são a prova de que essa diversidade é um património que merece ser celebrado e preservado.
Até à próxima festa!
A noite de 29 de agosto ficará guardada na memória de todos os que participaram. O Largo da Fonte, que tantas histórias guarda, voltou a ser palco de mais um capítulo da vida comunitária da Penina.
Que venham mais iniciativas como esta. O interior de Loulé, e de todo o Algarve, precisa delas. E merece-as.
Categorias:Loulé




