Ambiente

Primeiro Relatório de Sustentabilidade da Infraquinta revela desempenhos excelentes, com destaque para a área ambiental

A Infraquinta, E.M. é, desde há 10 anos, a entidade em baixa com menor percentagem de água não faturada, um indicador que, em 2025, se situou nos 2,7%.

Este é um dos dados que constam no 1.º Relatório de Sustentabilidade desta empresa municipal, apresentado durante a segunda parte do H2O & Sustainability Summit 2026, que decorreu no restaurante Dano’s, na Quinta do Lago, no dia 15 de outubro.

Outro indicador assinalável tem que ver com o facto de, em 2025, 86% dos espaços públicos verdes terem sido regados com 25% de água residual tratada. De sublinhar igualmente a taxa de resíduos recolhidos seletivamente, que, no ano passado, chegou aos 50%, sendo a meta atingir os 60% até 2030.

Este relatório, que compreende o quadriénio de 2022-2025, “constitui uma oportunidade para revisitar o percurso realizado, reconhecer o trabalho e o empenho de todos os trabalhadores, parceiros e entidades com quem temos colaborado ao longo dos anos, e refletir sobre os desafios que se colocam ao futuro”, explicou Pedro Pimpão, presidente do Conselho de Administração da Infraquinta.

A elaboração deste documento ganha um significado ainda mais especial, num ano em que a empresa assinala três décadas de atividade com um conjunto de iniciativas.

Telmo Pinto, presidente da Câmara Municipal de Loulé, enalteceu “os excelentes resultados” da Infraquinta, em particular no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos e dos resíduos. No entender do autarca, o trabalho realizado é um reflexo da “aposta do município em ter, cada vez mais, um território de qualidade”.

Soluções inovadoras em destaque

Quem esteve na segunda parte do H2O & Sustainability Summit 2026 pôde ainda conhecer diversas soluções para uma gestão mais sustentável, assim como novos projetos relacionados com esta área.

Após a apresentação dos projetos, os presentes foram convidados a votar naquele que consideravam ser o mais inovador. O vencedor foi o ‘savearth’, cujos promotores foram reconhecidos pela Infraquinta com a entrega de um troféu.

O ‘savearth’ é um dispositivo para hotéis, que pode ser instalado em qualquer duche. Com recurso à inteligência artificial e ao reconhecimento de som, este aparelho permite medir, com precisão, o consumo de água e energia em tempo real, emitindo alertas aos hóspedes quando deteta um uso excessivo.

O evento H2O & Sustainability Summit 2026, que integra o H2O & Innovation Hub, foi organizado pela Premivalor – Consulting. Para um dos seus managing partners, Telmo Vieira, esta parceria com a Infraquinta constitui uma grande mais-valia para o que pretendem fazer no Hub, que é o de “aproximar um conjunto de entidades que se preocupam, estudam e trabalham os temas da água e da economia circular”.

Categorias:Ambiente, Loulé

PlanetAlgarve