Loulé

PSD Loulé visita Instituições de Solidariedade Social

PSD Loulé no Centro Comunitário António Aleixo – Quarteira

A Comissão Política concelhia do PSD Loulé iniciou no passado mês de junho um roteiro por instituições de solidariedade social do concelho com o objectivo de conhecer melhor a realidade destas instituições e a capacidade global da resposta concelhia àqueles que mais sofrem com os efeitos da crise financeira.

O roteiro teve início com uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Loulé, onde Hélder Martins, Presidente do PSD/Loulé, e a restante comitiva, foram recebidos pelo Provedor daquela instituição, bem como por restantes membros da direcção.

Na ocasião, foi possível perceber que tem existido uma gestão rigorosa naquela instituição, o que tem permitido que o apoio aos idosos tenha sido alargado e melhorado de forma qualitativa.

Foi ainda possível fazer uma visita às instalações, onde foi constado as boas condições do espaço, bem como a qualidade dos serviços prestados pelas assistentes de Acção Social que lá trabalham. A Santa Casa da Misericórdia de Loulé é uma instituição fundamental no panorama do apoio social concelhio, não só pela história que nela encerra mas sobretudo pela forma como ao longo dos anos se soube modernizar e adaptar às necessidades actuais. Para tal, muito se deve ao trabalho realizado pelos dirigentes daquela instituição ao longo dos anos, com nota especial para o seu Provedor, Manuel Roque Semião.

O roteiro social do PSD/Loulé prosseguiu com uma segunda visita, desta feita à Fundação António Aleixo, concretamente ao Centro Comunitário António Aleixo, em Quarteira, onde António Silva Lopes, Presidente da Instituição, Joaquim Guerreiro, vogal da Fundação e a directora técnica, Sónia Soares, receberam os dirigentes do PSD Loulé. Nesta visita, foi feito um retrato da realidade da instituição e das diversas valências que atualmente abrange. Após a visita à creche e às instalações comunitárias, realizou-se uma reunião de trabalho, onde foram debatidos os principais problemas atuais deste tipo de instituições e a forma como se interligam com as restantes instituições públicas. Aqui, como na visita à Santa Casa, foi possível perceber as ótimas relações existentes entre as instituições e a Câmara Municipal de Loulé, que tem sido um parceiro fundamental destes organismos.

A Fundação António Aleixo é uma das mais respeitadas instituições de apoio social do Algarve, fruto da gestão cuidada que os seus responsáveis têm e é um exemplo de enraizamento no tecido social local. A sua acção é fundamental e a sua abrangência é indispensável na manutenção da coesão social nos territórios onde opera.

O PSD Loulé irá prosseguir este conjunto de visitas e alargar a outras áreas da intervenção pública, procurando conhecer com maior profundidade as diferentes realidades do concelho de Loulé.

Recebido de: PSD Loulé

Corrigido por: JMD Series

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *