Algarve

Comunicado da Federação dos Bombeiros do Algarve

Decorridos oito dias sobre o incêndio de Tavira/São Braz de Alportel, acalmados alguns dos ânimos e aguardando-se pelo resultado do inquérito oficial, entende a Direcção da Federação dos Bombeiros do Algarve prestar publicamente o mais que devido e merecido agradecimento a todos os elementos dos Corpos de Bombeiros que combateram naquele sinistro, evidenciando um elevado grau de abnegação e de entrega, demonstrando todos eles sem excepção um grau de profissionalismo irreparável.

Também queremos agradecer a todos os cidadãos anónimos que de forma voluntária ajudaram no teatro das operações os nossos bombeiros a debelar o fogo e, a todos os outros que se disponibilizaram a fornecer alimentos e outros consumíveis para serem entregues aos Soldados da Paz. A todos o nosso muito obrigado e bem hajam.

Lamentavelmente quem mais sentiu o flagelo do fogo foram os residentes bem como os proprietários dos terrenos ardidos, sabendo nós que estes prejuízos são irreparáveis e que o seu futuro não é nada risonho pelo que queremos também, enaltecer a disponibilidade de todos os que, organizados ou não, contribuíram e contribuem para tentar minorar o sofrimento das verdadeiras vitimas deste incêndio.

Não devemos, nem podemos falar mal dos nossos bombeiros que estiveram neste calamitoso incêndio, independentemente da categoria, porque todos eles de forma abnegada e sem descanso nunca regatearam esforços nem pouparam energias para combater o fogo. Os nossos Homens deram sempre resposta a tempo e horas ao solicitado pelo comando das operações, comando este exercido por elementos da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) .

Lamentavelmente poderão os Bombeiros do Algarve ter ficado reféns de situações exteriores, contra as quais nada podem fazer, pois no teatro das operações dependem de uma estrutura tentacular de proteção civil, na qual são meros executantes Por ultimo dizer que já vai sendo tempo dos bombeiros serem entregues aos bombeiros.

Por tudo isto.Bem Hajam, BOMBEIROS

Algarve, 30 de Julho de 2012

A Direcção da Federação dos Bombeiros do Algarve

Categorias:Algarve