Turismo

TURISMO | Welcome to Portugal procura iniciativa que melhor promove o Destino Portugal

Candidaturas decorrem até 7 de Setembro

Distinguir as iniciativas que envolvem os turistas e que melhor promovem o Destino Portugal cá dentro e lá fora é o principal objetivo do Prémio Welcome to Portugal, promovido pelo subcomité LIDE Turismo e Gastronomia do LIDE Portugal. As candidaturas decorrem até 7 de setembro, para este galardão inédito em Portugal, que pretende premiar a iniciativa pública ou privada com relevância turística, que melhor envolva as populações locais e que tenha um elevado impacto na relação com os turistas, constituindo-se como um cartão-de-visita e uma referência que promova o Destino Portugal. O Prémio conta com a colaboração da Organização Mundial do Turismo, e será atribuído pela primeira vez a 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo.

Ao Prémio já se candidataram a “Feira do Chocolate de Óbidos”, o “Mercado Medieval de Óbidos”, o “Peixe em Lisboa”, o projecto de reconversão do Terreiro do Paço, “As 4 maravilhas da Mealhada”, iniciativas no Convento do Espinheiro, entre outros. «São exemplos de projectos que proporcionam experiências únicas e duradouras aos turistas, que estes transmitirão a terceiros, motivando-os a visitar a localidade e Portugal, e há outros eventos igualmente bons por todo o País, que podem e devem candidatar-se», defende Manuel Fernando Espírito Santo, presidente do subcomité LIDE Turismo e Gastronomia.

«Recomendo a todos que não deixem de aproveitar esta oportunidade para dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal no que respeita aos eventos e atividades promovidos por entidades públicas ou privadas ligadas ao Turismo, que visem, com o envolvimento da população local, proporcionar aos turistas experiências únicas que os motivarão a recomendar Portugal como Destino e a voltar a visitar-nos. A mera candidatura ao Prémio dará, só por si, maior visibilidade ao evento ou iniciativa, além da potencial atribuição do Prémio, que reconhecerá a qualidade e importância destes eventos, regional e localmente, representando um factor de diferenciação para esse evento».

O júri que atribui o Prémio à melhor iniciativa é constituído pelo presidente da Bolsa de Turismo de Lisboa, e representantes do Turismo de Portugal, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo (APAVT), da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), da TAP, do subcomité LIDE Turismo e Gastronomia, da Midlandcom, da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), e dos media partners, RTP e Publituris.

Mais informações sobre o Prémio Welcome to Portugal podem ser consultadas no website http://www.lideportugal.com/welcometoportugal/. As candidaturas devem ser enviadas até dia 7 de Setembro, para sandra.pina@lideportugal.com, com uma memória descritiva de, no máximo, quatro páginas, e uma apresentação de PowerPoint de até 10 slides.

Sobre o LIDE Turismo e Gastronomia

O subcomité LIDE Turismo e Gastronomia é um grupo especializado do LIDE Portugal, que tem como objectivo principal promover e posicionar o destino Portugal e a gastronomia portuguesa, no sentido de os colocar na primeira linha das opções dos turistas e consumidores estrangeiros.

Outros objectivos passam por colocar o Turismo na agenda política; promover Portugal junto do mercado turístico estrangeiro, especialmente brasileiro e europeu; fomentar o intercâmbio entre as empresas turísticas portuguesas e as dos países onde o LIDE está presente, no plano da formação, da tecnologia, do investimento e da internacionalização; promover o turismo sustentável e cumpridor das normas ambientais; potenciar o desenvolvimento do turismo local, com o envolvimento das populações locais.

O subcomité LIDE Turismo e Gastronomia é constituído por Manuel Fernando Espírito Santo, presidente, por Jorge Rebelo de Almeida, Luigi Valle, Salvador Guedes, António Trindade, Francisco Sá Nogueira, Vitor Sobral e António Rosado.

Sobre o LIDE

O LIDE é uma rede de lobbying e networking empresarial de origem brasileira, que reúne personalidades do mundo empresarial. Tem por objetivo incentivar e promover relações empresariais entre os países onde o LIDE está presente; discutir temas económicos e políticos de interesse nacional; fortalecer os princípios de good governance e a aplicação de princípios éticos na gestão dos setores público e privado; promover, atualizar e aperfeiçoar o conhecimento empresarial; e estimular a responsabilidade social e o respeito pelo meio ambiente nas empresas e organizações.

O LIDE Internacional é o braço do LIDE que tem por objetivo intensificar o relacionamento comercial internacional. É ao LIDE Internacional que as representações nacionais do Grupo de Líderes Empresarias, como o LIDE Portugal, reportam. Já presente em quatro continentes, americano, europeu, africano e asiático, espera-se que em 2012 o LIDE Internacional esteja também presente nos Estados Unidos da América, na China, na Alemanha, no México, no Chile, em Espanha, em Moçambique e na África do Sul – estes últimos três com o auxílio operacional do LIDE Portugal, à semelhança do que aconteceu, ainda em 2011, com a criação do LIDE Angola.

O LIDE Portugal foi lançado oficialmente a 1 de julho de 2011 e tem vindo desde essa altura a promover ativamente as relações entre o triângulo Portugal-Brasil-Angola.

Midlandcom − Consultores em Comunicação

Categorias:Turismo

PlanetAlgarve

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s