Algarve

ALGARVE | Comunistas questionam governo sobre as instalações da GNR

«A Delegação Sul da Associação dos Profissionais da Guarda Nacional Republicana (APG/GNR) denunciou as condições deploráveis das instalações da GNR na região algarvia, nomeadamente, no Posto Territorial de Loulé, no Posto de Almancil, no Posto Territorial de Lagos e no Posto Territorial de Quarteira, os quais não oferecem aos profissionais da GNR condições condignas para o exercício das suas funções, nem condições adequadas de atendimento ao público», afirma o PCP Algarve. Perante a situação, os comunistas questionaram o Governo, através do Ministério da Administração Interna, sobre as intervenções que estão previstas nas instalações dos postos de Loulé, Almancil, Lagos e Quarteira, e sobre a data prevista para essas intervenções.

Em novembro de 2011, o PCP já havia alertado para o estado de degradação dos postos de Loulé e Almancil, questionando o Ministério da Administração Interna sobre as diligências tomadas pelo Governo para a construção do novo posto de Almancil, prometido em 2010, e ainda sobre as intervenções previstas para as instalações de Loulé. Na sua resposta, o Governo reconheceu a necessidade de melhorar as instalações da GNR em Almancil e Loulé, embora nada tenha sido feito desde então nesse sentido.

No requerimento apresentado na Assembleia da República, afirmam os comunistas que «as instalações de Loulé eram de uma antiga prisão, que foi desativada há cerca de duas décadas por não reunir condições de funcionamento adequadas. Sem quaisquer obras de requalificação profundas, esta antiga prisão funciona agora como um posto da GNR. É nestas instalações que trabalham os profissionais da GNR e são atendidos os cidadãos.

Refira-se, ainda, que dois profissionais, deslocados das suas residências, pernoitam em duas celas desta antiga prisão. As instalações de Almancil também não dispõem de condições adequadas de funcionamento e habitabilidade. Esta circunstância foi inclusivamente reconhecida pelo Ministro da Administração Interna do XVIII Governo Constitucional Rui Pereira, que anunciou publicamente, em janeiro de 2010, a construção de um novo posto da GNR em Almancil.

As instalações de Lagos encontram-se também bastante degradadas, com tetos a cair, colocando em causa a segurança dos profissionais da GNR e dos cidadãos que recorrem a este posto. O Posto Territorial de Quarteira funciona em condições precárias em instalações «provisórias», não obedecendo aos requisitos de segurança e de saúde pública».

Fonte: barlavento

Categorias:Algarve

PlanetAlgarve