Algarve

ALGARVE | PSD/Algarve enaltece rapidez do Governo no apoio às populações vitimas dos incêndios

O processo de apoio às populações vítimas dos incêndios desencadeado pelo Governo logo após a catástrofe que em Julho devastou parte da serra algarvia é exemplar na sua forma e na rapidez com que foi conduzido.

Dando uma resposta de emergência, o governo teve a capacidade de criar mecanismos inéditos com vista a resolução de situações específicas. Desta forma, e através de uma comissão interministerial liderada pelo Ministro-adjunto e dos Assunto Parlamentares Miguel Relvas, as vitimas dos incêndios começaram na passada semana a receber os primeiros valores monetários.

O PSD/Algarve reconhece o esforço empregue pelo governo neste caso, nomeadamente o papel do Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, que tem pessoalmente garantido que todo o processo seja rápido e eficaz. Note-se ainda que esta é uma resposta integrada e transversal abrangendo o apoio directo às populações afectadas através de auxílio financeiro directo, no apoio à reconstrução de habitações e com uma componente de desenvolvimento com base municipal importante.

Assim o governo reconhece o papel fundamental que as autarquias têm no terreno e como tal desenvolveu contratos locais de desenvolvimento social com o município de Tavira e de São Braz de Alportel e duas instituições de solidariedade social locais assinamos no dia 20 de Agosto em Faro. Com base nestes contratos cada concelho irá receber cerca de 300 mil euros, o que perfaz mais de meio milhão de euros de apoios financeiros directos.

Não há memória de uma reposta tão rápida em Portugal a uma catástrofe deste género, rapidez essa que pode fazer toda a diferença na recuperação das economias familiares.

O PSD/Algarve tem acompanhado de perto todo este processo e continuará a faze-lo juntos dos responsáveis no sentido de garantir que os pontos acordados sejam totalmente cumpridos.

Paulo Alentejano, Gabinete de Comunicação do PSD Algarve

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.