Algarve

Hospital de Faro entre os melhores em matéria de qualidade e segurança do doente

Os mais recentes resultados da avaliação aos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, realizada pela Entidade Reguladora da Saúde no âmbito do SINAS (Sistema Nacional de Avaliação em Saúde), atribuem ao Hospital de Faro notas máximas ao nível «Focalização no utente», «Segurança do doente» e «Excelência clínica» nas áreas de Ginecologia e Cirurgia do Ambulatório.

​A avaliação que integra prestadores públicos e privados posiciona o Hospital de Faro entre os melhores a nível nacional, colocando-o numa posição cimeira regionalmente, uma vez que para além de cumprir todos os parâmetros de qualidade exigidos pela ERS, é a única unidade hospitalar a sul do Tejo a obter classificação intermédia (nível II) e superior (nível III) no parâmetro «Excelência Clínica» em todas as áreas avaliadas.

Os melhores resultados alcançados a este nível verificaram-se nas áreas de Cirurgia de Ambulatório e Ginecologia (Histerectomias), posicionando-as na categoria superior do rating. A mesma classificação de excelência foi alcançada pelo Hospital no parâmetro «Focalização no utente», no qual se avalia de forma objetiva o grau de orientação dos serviços para as necessidades e expetativas dos utentes e seus acompanhantes.

Também no que se refere à «Segurança do doente» a avaliação confere ao Hospital de Faro nota máxima, resultado muito positivo sobretudo se considerarmos que apenas 51 das 161 unidades hospitalares que participam no SINAS obtiverem, até ao momento, esta classificação no referido parâmetro.

Os resultados agora publicados resultam da participação voluntária do Hospital de Faro neste que é o primeiro sistema de avaliação na área da saúde a nível nacional, confirmando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na melhoria contínua da qualidade e segurança dos cuidados prestados, num esforço permanente de implementar e cumprir as linhas orientadoras e boas práticas em saúde.

Importa referir que, na atual publicação, os resultados dos indicadores de caráter estrutural e organizacional – dimensões «Conforto das instalações», «Focalização no Utente» e «Satisfação do Utente»-, respeitam a dados do 1.º semestre de 2012. Os indicadores de cariz clínico, utilizados nas dimensões «Excelência Clínica» e «Segurança do Doente», referem-se a dados disponíveis em 2011, dada a necessidade de consolidação da informação.

 

Os dados e informações submetidas à avaliação são recolhidos e disponibilizados pelo Gabinete da Qualidade e Segurança do Doente do Hospital de Faro, responsável pelo acompanhamento deste e de outros processos de acreditação da qualidade que se encontram a ser implementados em diversos Serviços desta unidade de saúde.

 

SOBRE O SINAS

É um sistema de avaliação da qualidade dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde, que visa avaliar, de forma objetiva e consistente, a qualidade dos cuidados de saúde em Portugal.

A avaliação desenvolve-se a dois níveis: o primeiro no qual se confirma o cumprimento de critérios que a ERS considera essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade, através da análise de indicadores de estrutura e de cultura organizacional; e o segundo que, mediante a classificação de determinados indicadores (níveis de qualidade I, II ou III), permite obter um rating individual para os prestadores, possibilitando o benchmarking, ou seja, é possível aos prestadores a comparação do seu posicionamento com o dos seus pares.

Os princípios orientadores do sistema baseiam-se em três grandes áreas: a melhoria da informação sobre a qualidade do sistema de saúde; a melhoria contínua dos cuidados prestados através da disponibilização pública da avaliação da qualidade dos prestadores de cuidados de saúde e o incremento da capacidade de escolha do utente.

O objetivo “não é avaliar a prática clínica na sua vertente técnica ou deontológica, mas aferir da existência e cumprimento de procedimentos e requisitos conducentes à melhor qualidade dos serviços prestados”.

Categories: Algarve, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.