Desporto

FERRAGUDO | 7.ª Edição do Campeonato Nacional de Futevólei 2012

A Praia Grande, em Ferragudo, concelho de Lagoa, viveu um fim‐de‐semana pleno de emoções, com a grande festa do Futevólei na Final do Campeonato Nacional 2012.

Foram 12 as equipas a marcarem presença, os 24 melhores atletas nacionais, todos com a mesma ambição chegar o mais longe possível, ao tão desejado título nacional.

O primeiro dia de prova, Sábado, 18 de Agosto, a competição teve o seu arranque ao início da tarde, cerca das 15h00, com a Fase de Grupos, com as equipas distribuídas em 4 grupos distintos, num total de 12 jogos para apurar os primeiros 8 finalistas para a fase seguinte, a Fase Eliminatória.

Relativamente às duplas que garantiram o passaporte para a Fase Eliminatória e consequentemente para os Quartos‐de‐final, sem grandes surpresas os principais favoritos e melhor pontuados no ranking nacional fizeram prevalecer o seu estatuto. Tiago Maio/Christophe Ebongue (Bonga), Luciano Espindola (Tuy)/Paulo Maio (Varzim), Nelson Pereira/Miguel Pinheiro, Carlos Batista/Rafa Kerr, Hernani Baptista/André Silva, Tiago Melo/Pedro Salvador, Miguel Pita/Carlos Baptista (Calita) e Bruno Xavier/Alexandre Oliveira (Xande) com alguma naturalidade e sem grandes sobressaltos chegaram à 2ª fase da prova onde estavam em jogo os 4 derradeiros lugares para as Meias‐Finais.

Com os Quartos‐de‐final a terem o seu início já depois das 18h00, 4 jogos bastante interessantes de seguir nesta fase da prova em que todos os pormenores são extremamente importantes, há que destacar em particular o primeiro jogo dos Quartos‐de‐final, onde Tiago Maio e Bonga frente a Miguel Pita e Calita, num jogo extremamente disputado, ponto a ponto, e em que foi necessário recorrer à ‘negra’ para apurar quem seguia em frente, a dupla algarvia e albufeirense Pita/Calita acabou por ser mais feliz.

Para o segundo e decisivo dia de prova, Domingo, 19 de Agosto, ficaram reservadas para o início da tarde as Meias‐Finais, com 4 magníficas equipas à procura de um lugar na final.

Enquanto no primeiro jogo da tarde a dupla poveira constituída por Salvador/Tiago Melo, os campeões em título, superiorizou‐se aos albufeirenses Miguel Pita/Carlos Baptista (Calita), com os parciais 18×12 e 18×14, no segundo jogo foi a vez de Nelson Pereira/Miguel Pinheiro baterem Bruno Xavier/Alexandre Oliveira (Xande) em 2 sets sem resposta com os parciais de 18×14 e 18×11.

Já com a grande final em plano de fundo, havia que encontrar quem iria subir ao último lugar do pódio, num jogo extremamente disputado a dupla Miguel Pita/Carlos Baptista (Calita) acabou por ser mais eficaz vencendo os seus compatriotas e bem conhecidos Bruno Xavier/Alexandre Oliveira (Xande), com o marcador a fechar em 22×20.

Chegado o grande momento, aquele tão sonhado e ambicionado por todos mas apenas ao alcance dos melhores, ficava no ar várias questões, nomeadamente sobre a capacidade de Pedro Salvador/Tiago Melo revalidarem o título nacional em sua posse, ou a oportunidade de Nelson Pereira juntar no seu palmarés mais um título depois dos feitos de 2008, 2009 e 2010, ainda a grande oportunidade de Miguel Pinheiro chegar finalmente ao título que vinha perseguindo há muito.

Num jogo verdadeiramente emocionante, com lances e jogadas espectaculares de parte a parte que levaram ao rubro todos os presentes, que iam seguindo ponto a ponto e vivendo in loco todas as emoções da arte dos pés à cabeça. Foram necessários apenas 2 sets para encontrar os grandes vencedores da edição de 2012 da principal prova nacional da modalidade, vencendo por 18×15 e 18×16, Nelson Pereira e Miguel Pinheiro tornaram‐se desde logo campeões nacionais, fruto do excelente desempenho que durante os 2 dias do evento foram evidenciando perante a concorrência.

A Federação Nacional de Futevólei congratulou‐se mais uma vez pelo maravilhoso espectáculo proporcionado não só nesta etapa final como também nas 5 restantes que integraram este ano o circuito nacional levando a festa do Futevólei de norte a sul do país, confirmando‐se todo o mediatismo e afirmação da modalidade que conta cada vez mais com novos atletas, bons valores a despontar, e muitos simpatizantes.

Sob a organização da Federação Nacional de Futevólei, a Final do Campeonato Nacional de Futevólei 2012 teve como principais entidades apoiantes, o Município de Lagoa, Junta de Freguesia de Ferragudo, Gelados Kalise, Benecar e jornal A Bola, distribuindo um prize‐money total de 1.200,00 euros em prémios monetários.

FNF – Portugal

Categories: Desporto, Lagoa

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.