Algarve

FolkFaro 2012

Entre 18 e 26 de Agosto, Faro foi capital do folclore

A 10.ª edição do FolkFaro trouxe até à capital algarvia um misto de culturas representadas por folclore de 7 países deste e do outro lado do Atlântico.

Por uma diversidade de palcos, desde Faro (onde houve atuações em locais distintos) à Luz de Tavira, passando por Estoi, Montenegro e Aquashow, as culturas e costumes mostraram-se.

Começando pelos grupos envolvidos, como representantes de Portugal, estiveram presentes os Ranchos de Santa Marta de Portuzelo, de Benfica do Ribatejo, dos Zebreiros, das Praias do Sado, Infantil de Faro e finalmente o Rancho Folclórico de Faro.

De Espanha veio o grupo “Estampas Burgalesas” de Burgos; do Peru vieram os “Qhaswa” de Lima; do Brasil, os “Frutos da Terra” de Olímpia; os “Doina Timisului” de Timisoara, na Roménia; os “Volynyanka” de Lutsk, na Ucrânia; e finalmente a participação especial dos “Omsk State Ensemble” da Sibéria.

Passando aos palcos escolhidos, a diversidade foi grande, com espetáculos em ambientes tão distintos como o parque aquático “Aquashow”, em Quarteira, ou o Jardim Manuel Bívar com passagens pelos palcos de rua de Estoi, Luz de Tavira ou Montenegro.

De realçar também a passagem dos grupos por ações de animação no Estabelecimento Prisional de Faro, na Biblioteca Municipal, na sede do Moto Clube de Faro e na Santa Casa da Misericórdia, entre outros.

O evento começou no Teatro das Figuras com uma Gala de Abertura no dia 18, tendo no dia seguinte pela manhã sido plantada a “Árvore da Amizade” no Jardim Manuel Bívar, gesto este simbólico da aproximação entre povos através da cultura.

Paralelamente, e como complemento dos espetáculos de folclore, realizaram-se também atuações musicais que foram do fado à orquestra de acordeões do Algarve (Folequestra) passando pelo humor e pela música popular portuguesa.

A festa teve o seu final com a cerimónia de encerramento, com a participação de todos os países, no Passeio da Doca, em Faro, no domingo, dia 26.

Texto e Fotos: J. Manuel Andrade e Zé Gonzo

Categories: Algarve, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.