Algarve

Obras de requalificação da EN125 avançam com poupança de 155 milhões de euros

PSD Algarve enaltece capacidade de renegociação da PPP Algarve Litoral

O PSD/Algarve enaltece a capacidade de negociação demonstrada pelo Governo no processo de renegociação da PPP (Parceria Público Privada) Algarve Litoral, responsável pela requalificação da EN 125. Com este acordo será possível retomar com efeito imediato as obras de modernização desta importante estrada algarvia com uma poupança de 155 Milhões de Euros. Assim a construção das variantes da EN 125 a Lagos, Almancil/Troto, Faro e a ainda a estrada que liga a Guia a Albufeira poderá ser uma realidade.

Não obstante desta importante decisão, o PSD/Algarve ressalva que a exclusão da construção da variante de Olhão é uma falha grave deste processo pois esta é uma obra estruturante para a circulação na EN125. Relembre-se que todo o tráfego ligeiro e pesado necessita passar pelo interior da cidade de Olhão gerando naturais inconvenientes e problemas de segurança. O PSD/Algarve apela às Estradas de Portugal que reequacione esta questão específica.

Esta obra é fundamental do ponto de vista da mobilidade das populações ao mesmo tempo que representa um incremento importante para a actividade turística pelo que a sua requalificação deve igualmente ser vista com um prisma de investimento na principal actividade económica da região.

Relembre-se que este foi mais um dos ruinosos negócios realizado pelo Governo de José Sócrates, pela mão do então Secretário de Estado Paulo Campos, que numa atitude completamente desligada da realidade assumiu compromissos futuros na ordem dos 500 Milhões de euros sem a preocupação de saber quem iria pagar a factura. Este e outros negócios nesta modalidade (PPP) espalhados por todo o País são um dos principais responsáveis pelo estado actual do País que hoje procura ganhar rumo com um imenso esforço por parte dos Portugueses.

A gestão do estado tem de ser responsável e ter em conta as próximas gerações. Nesse sentido é de todo inaceitável que os responsáveis políticos que na altura assumiram compromissos não sejam responsabilizados politicamente por erros desta natureza.

Para Luís Gomes, Presidente do PSD/Algarve: “esta é uma óptima notícia para o Algarve. O retomar das obras na EN 125 é fundamental para melhorar a circulação e a segurança desta via. Os algarvios estavam apreensivos com a paragem das obras e agora, após 4 meses de interrupção e de uma negociação bem conseguida por parte do governo, vão ser retomadas. Este crime político cometido pelo PS ao Algarve é agora resolvido com uma poupança de 155 Milhões de euros e com o retomar das obras. Mas esta é também uma oportunidade do governo direccionar parte das verbas que agora consegue poupar para o esforço adicional que se exige no que respeita às portagens na via do infante”.

PSD/Algarve

Categories: Algarve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.