Desporto

VILAMOURA | Ricardo Santos, vencedor do Madeira Island Open (European Tour), confiante para o Portugal Masters

Na véspera do arranque da VI edição do Portugal Masters, em Golfe, que decorre entre hoje e domingo (11 a 14 de Setembro) no campo de golfe Oceânico Victoria, em Vilamoura, o golfista Quarteirense que representa precisamente as cores do Oceânico Victoria deu uma conferência de imprensa onde falou do seu bom momento actual.

Hugo Ribeiro e Ricardo Santos

O jornalista Hugo Ribeiro, do Gabinete de Imprensa do European Tour Portugal, fez as primeiras perguntas:

Pergunta (P): É diferente vires jogar o Portugal Masters depois de já teres ganho o European Tour (Madeira Island Open)?

Resposta (R): Não é diferente. Digamos que é de uma forma mais descontraída. Por outro lado, é mais responsabilidade porque sou o vencedor do European Tour e quero dar a alegria aos portugueses e a mim próprio. Vou tentar desfrutar da semana e dar o melhor de mim próprio.

P: Segundo declarações tuas, não estarás a jogar tão bem como estavas aquando da vitória no European Tour, na Madeira. Fizeste alguma reflexão para perceber porquê?

R: Nós nunca queremos que esses momentos menos bons aconteçam mas a verdade é que eles acabam sempre por aparecer. Depois da vitória na Madeira, houve ali alguns torneios menos bons. Depois, com o meu treinador, durante duas semanas, vimos alguns aspectos que, eventualmente, poderiam estar a afetar o meu jogo mas na semana passada gostei muito mais do meu jogo, apesar de não ter feito um cut por falta de as coisas acontecerem no terceiro dia. Agora, estou a sentir-me bastante melhor e estou a gostar do meu jogo.

P: A tua vida mudou de alguma forma com a vitória no European Tour?

R: Sim, muda sempre alguma coisa. Uma vitória no European Tour é algo que eu nunca tinha feito e isso muda sempre alguma coisa, sobretudo a estabilidade e a responsabilidade porque o mundo tem os olhos postos em nós.

P: No ano passado, aqui neste mesmo local, assinaste um contrato com o Turismo do Algarve. Como é que os seus patrocinadores reagiram a isso?

R: Senti uma reacção muito especial. Todos me solicitaram e telefonaram a dar os parabéns e, de certa forma, a agradecer tê-lo feito.

P: Este ano, o Algarve voltou a receber o prémio de Melhor Destino de Golfe da Europa. Isso orgulha-te quando jogas lá fora?

R: Sim, o Algarve foi mais uma vez premiado e, para mim, é mais um motivo de orgulho por representar o Turismo do Algarve, sabendo que ganhou mais uma vez este prémio europeu.

P: O campo vai ser jogado com o par 71. Isso pode alterar a forma como encaras cada volta?

R: Penso que isso implicará que, em vez de se ganhar com 24 abaixo do par, se calhar ganha-se com 20. Acho que é a única coisa que vai mudar.

P: Os outros jogadores sabem que representas este campo? Costumam perguntar-te como é que ele está, se está em condições?

R: Sim especialmente a semana passada, todos me perguntaram como é que estava o campo e eu limitei-me a responder, dizendo que o cut este ano não iria ter o rough que normalmente tem, exceptuando ao lado dos greens, onde o rough está mais denso. Fora isso, disse-lhes que é bastante tranquilo e que as prepositions vão ser a aposta do European Tour, mais difíceis com os greens mais duros.

P: Fizeste alguma preparação especial, treinaste aqui antes de ires para a Escócia?

R: Sim, fiz aqui o treino que fiz em 2010. Em 2011 não tive a oportunidade de o fazer porque joguei os torneios todos de seguida, não tive semanas livres, mas este ano tive a oportunidade de ter duas ou três semanas livres e aproveitei para treinar os greens Que eu e o meu treinador achamos os mais importantes.

P: Tens falado com os outros jogadores portugueses, tens sentido como é que eles estão? Como estás a ver a época do grupo de trabalho dos portugueses?

R: Sim, tenho visto, por exemplo que o meu irmão (Hugo Santos) tem feito bons resultados; Tenho notado uma evolução nos resultados e nas classificações do Nuno Henriques; o Tiago Cruz tenho visto se calhar o contrário mas nunca se sabe.

O Portugal Masters está a decorrer em Vilamoura, ao lado de Quarteira, que tem dado grandes nomes ao golfe nacional, designadamente o próprio Ricardo Santos, o seu irmão Hugo, António Rosado e outros, ao serviço do Clube de Golfe de Vilamoura. O PlanetAlgarve perguntou a Ricardo Santos se Quarteira é de facto um grande manancial de nomes para o golfe nacional. Ricardo Santos respondeu que “sim, há bastantes jovens no clube que dentro de poucos anos podem singrar e dar bastantes alegrias ao povo e ao público local. É isso que esperamos e é nisso que basicamente o clube aposta”. Perguntámos ainda se o Clube de Golfe de Vilamoura era a melhor escola de golfe do país. Ricardo Santos disse que “sim, acho que relativamente a isso não há dúvidas. Isso tem ficado provado ao longo de muitos anos. É o clube com mais resultados positivos, com a formação mais sólida do país e com mais jovens praticantes e isso é o mais importante”.

A uma última pergunta dos jornalistas, Ricardo Santos respondeu que “o que me motiva é ganhar novamente e o objectivo principal até final da época seria alcançar um lugar no Race to Dubai. Sei que, neste momento, as coisas não estão fáceis de alcançar mas, como disse anteriormente, no golfe tudo é possível e, com uma ou duas boas semanas, posso alcançá-lo. É verdade que já não me faltam muitos torneios para terminar a época e antes do torneio Race to Dubai, faltam-me três, contando já com este, por isso, uma boa semana ou duas resolve o problema. Se é que é um problema”.

Por último, de referir que o Portugal Masters é o maior evento de golfe disputado em solo nacional, prova do calendário do Circuito Europeu de Profissionais.

Os bilhetes para o Portugal Masters 2012 já estão à venda e ficam mais baratos se fizer a compra online. O valor é de 15€ por adulto mas se decidir comprar no local sobe para 20€. Para mais informações consulte o site www.europeantour.com/tickets.

Reportagem de Jorge Matos Dias

Categories: Desporto, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.