Silves

IDP Algarve solidário com a Plataforma de Cidadania em defesa da Lagoa dos Salgados

O IDP-Algarve felicita o espírito de participação e união manifestado pela plataforma da sociedade civil constituída para defender interesses comuns, nomeadamente, os interesses ecológicos da Lagoa dos Salgados e Praia Grande, em Pêra, em função das previsões de construção de um mega empreendimento turístico-imobiliário previsto para o local.

 

Porque o Algarve é a prova viva de que nem todo o investimento imobiliário serve a sustentabilidade da economia nacional, e porque a prevenção ambiental e o correto ordenamento do território são instrumentos fundamentais para o desenvolvimento da região, o IDP-Algarve considera ser um passo importante que o governo tenha recentemente tido a sensibilidade de solicitar à Agência Portuguesa do Ambiente um parecer sobre a pertinência de um estudo de impacte ambiental, ainda que a lei não o obrigue.
O IDP-Algarve reconhece que há motivos para ir mais longe. Atestam-no de forma veemente, desde longa data, as diferentes organizações ambientalistas regionais e nacionais. Antes de terem lugar ações humanas irreversíveis o local em questão merece ser devidamente avaliado em função do seu valor patrimonial, natural e paisagístico, devendo mesmo ser promovida a respetiva classificação que lhe for devida, respeitando todos os procedimentos e todas as diretrizes do direito ambiental nacional e comunitário.

Assim, e em reconhecimento do singular empenho da sociedade civil em torno desta causa, o IDP-Algarve manifesta publicamente a sua solidariedade com a plataforma criada pela defesa destes interesses comuns. Porque a liberdade de um termina quando começa a do outro, faz todo o sentido que se defenda e proteja a Lagoa dos Salgados. Mas faz ainda mais sentido que essa defesa esteja balizada pelos valores que norteiam uma salutar democracia participativa.

Num momento particular que atravessamos, esta plataforma é o melhor exemplo de que a sociedade civil, quando organizada e balizada pelas regras básicas da sã convivência democrática, pode contribuir amplamente para o encontro de soluções dos inúmeros problemas que vivemos.

IDP Algarve

Categories: Silves

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.