Albufeira

LUZ DA PAZ

Símbolo de fraternidade vai estar no concelho até dia 6 de janeiro

01

No sábado, dia 22 de dezembro, o Município de Albufeira acolheu a “Luz da Paz”, numa cerimónia realizada na Igreja Matriz de Albufeira, pelo cónego José Rosa Simão.

03

O evento contou com a presença do autarca de Albufeira José Carlos Rolo, vereador José Sequeira, presidente da Assembleia Municipal Carlos Silva e Sousa, Agrupamentos de Escuteiros da região, entre outras individualidades.

04

Este é já o sétimo ano que o concelho recebe a iniciativa, no âmbito do Acordo de Geminação que Albufeira mantém com a cidade austríaca de Linz e que representa a aproximação das duas cidades e a solidificação de valores de amizade e solidariedade. Esta ação resulta de um envolvimento institucional entre o Município, o Consulado Honorário da Áustria no Algarve, e a cidade de Linz.

06

Os vários agrupamentos de escuteiros presentes, nomeadamente de Albufeira, Paderne e de outras localidades do Algarve, animaram a cerimónia com apontamentos musicais e levaram a “chama da fraternidade” para as respetivas coletividades.

07

“O Município orgulha-se de se associar, uma vez mais, a esta cerimónia, que é já uma tradição da quadra natalícia. Continuamos empenhados em trazer para Albufeira este símbolo da fraternidade, como forma de reforçar a nossa espiritualidade nesta época festiva”, salientou o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “no dia 1 de janeiro comemora-se o Dia Mundial da Paz, o que confere ainda mais significado à presença deste símbolo no concelho”.

A “Luz da Paz” vai permanecer no edifício dos Paços do Concelho, no primeiro andar, até ao dia 6 de janeiro, Dia de Reis, para que todos quantos queiram, possam acender uma vela pela Paz no mundo.

A “Luz da Paz” é uma tradição iniciada há cerca de 20 anos, por uma televisão austríaca, que resolveu convidar uma criança que se tivesse destacado por algum feito humanitário, a fim de acender uma lamparina no local de nascimento de Jesus Cristo, para a partilhar com outras pessoas.

De início, a Luz era apenas levada para a Áustria, mas mais tarde foi decidido espalhar esta iniciativa por outros países. Hoje, 25 nações acolhem anualmente a “Luz da Paz”.

A chama foi entregue à cidade de Albufeira em 2005, tendo o Município, desde então, acolhido o evento, nesta quadra festiva.

CM-Albufeira

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.