Algarve

Novos Órgãos Sociais da AAUAlg tomam posse

 

associacao_estudantes_ualg1

Realizou-se a 7 de Janeiro a Tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Académicas da Universidade. A cerimónia decorreu no magnífico espaço secular da Cidade de Faro, o Teatro Lethes, afirmando assim uma maior aproximação da academia à cidade.

associacao_estudantes_ualg
A assembleia ficou marcada pelo reconhecimento público de duas figuras importantes para a instituição, pelo seu contributo e ajuda preciosa, Sr. Idelberto Dores, funcionário aposentado da Câmara Municipal de Faro e Dr. Amadeu Cardoso, administrador dos Serviços da Acão Social, aos quais foi atribuído o título de Sócio Honorário da AAUALG.

O Teatro Lethes, praticamente cheio, contou com a presença de representantes das principais entidades ligadas à Academia e à Região, que assistiram à assinatura da ata de tomada de posse dos estudantes eleitos para os Núcleos Pedagógicos, Conselho Fiscal, Direção Geral e Mesa da Assembleia Magna, dando assim início a um ano de mandato à frente dos desígnios da Associação Académica da Universidade do Algarve. Este ano, a liderança da academia fica a cargo de duas mulheres como presidentes dos principais órgãos de soberania da Instituição, Rita Correia como presidente da Mesa da Assembleia Magna e Filipa Braz da Silva, presidente da Direção Geral.

O Presidente da Câmara Municipal de Faro, José Macário Correia, aplaudiu os novos dirigentes e enalteceu a disponibilidade destes para a defesa dos direitos estudantis, considerando o associativismo uma mais-valia para o percurso pessoal de cada um. O autarca saudou a AAUALG por ter aberto as portas da instituição ao fazer este importante ato num dos mais belos edifícios culturais da cidade. Nas palavras de Macário correia, o Município de Faro está disponível e sensível aos anseios da academia e acredita que todos possam contribuir para a evolução da Universidade e da Cidade. Também deixou palavras a Pedro Barros, com quem teve o prazer de cooperar e deixou clara a mesma disponibilidade, dele e da sua equipa, para a nova presidente da Direção Geral.

O Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor João Guerreiro desejou aos novos dirigentes votos de sucesso nas funções que lhes foram confiadas pelos estudantes, enaltecendo o desafio que todos terão nestes tempos difíceis, e em particular Filipa Braz da Silva, mas demonstrando uma total disponibilidade da Universidade em cooperar. Realçou a intervenção da Associação no seio estudantil e em particular junto dos novos estudantes. Despediu-se com palavras de apreço e respeito do presidente cessante Pedro Barros, desejando-lhe os melhores sucessos.
O Administrador da AAUALG, João Parrilha, foi também convidado a participar e dirigiu algumas palavras ao auditório. Na situação que atravessa a associação, destacou o papel dos colaboradores da instituição que, com sacrifício, trabalham diariamente para concretizar os objetivos fixados. Agradeceu os dirigentes cessantes por terem aceitado e cumprido o desafio proposto quanto à recuperação financeira da academia. Aos novos dirigentes, e em particular a Filipa Braz da Silva, dirigiu palavras de incentivo e força para superar as dificuldades que lhes serão impostas, sempre garantindo total empenho e disponibilidade de si e de todos os colaboradores para a concretização do projeto da academia.

Depois do seu regresso ao associativismo ativo, Pedro Barros despediu-se nesta assembleia para, como disse, dedicar-se agora a si próprio. Num discurso saudoso, aproveitou para deixar alguns conselhos mas também deixou um recado, ao lamentar a falta de estratégia para captar novos mercados, para consolidar a nossa mão-de-obra qualificada e voltar a dar esperança aos jovens. Quanto à universidade, demonstrou esperança no futuro graças ao fato de ter um corpo docente magnífico, distinto, condições agradáveis, infraestruturas capazes de satisfazer as nossas necessidades, funcionários não docentes dedicados, e um quadro de alunos orgulhosos por pertencerem à Universidade do Algarve. E também lançou um repto a todas as Unidades Orgânicas, Serviços e Gabinetes para continuarem a aumentar a sua cooperação, tendo ainda reforçado a forte cooperação com os representantes da Universidade do Algarve, bem como o executivo camarário com quem sempre manteve excelentes relações de compromisso e trabalho. Por fim destacou igualmente o excelente trabalho da Direção Geral que liderou, apesar das dificuldades e do desafio que tinham pela frente, esperando que a Associação esteja, próxima da autossustentabilidade em 2015.

Filipa Braz da Silva, nova Presidente da AAUALG, iniciou a sua intervenção com um aviso a toda a assistência, que todos estejam preparados para uma “Dama de ferro com uma equipa de aço”. A sua direção será intransigente na defesa de quem mais tem sido prejudicado nesta crise que atravessamos, os estudantes e as suas famílias, na defesa dos seus direitos e suas opiniões. Os estudantes serão auscultados, frequentemente, em temas que a todos dizem respeito, aproximando mais toda a comunidade estudantil. Pretende uma cooperação saudável com todas as estruturas da Universidade do Algarve e estreitar a relação com a Câmara Municipal de Faro. Considera que a “universidade é dos professores e dos alunos, é de Faro e de Portimão, mas é sobretudo do Algarve e a região terá de se unir para a defender.” Pois alertou para o processo de reestruturação da rede de ensino superior e que brevemente todas as entidades deverão estar preparadas para apresentar os argumentos que demonstrem que a região algarvia necessita de uma universidade pública. Quanto à associação que lidera, tem total consciência dos desafios que ela, e a sua equipa irão enfrentar e que o equilíbrio das contas da Associação Académica, iniciado no mandato de 2012, só estará concluído no final de 2014, e todos serão responsáveis respeitando o futuro da instituição.

Terminou agradecendo à família pela educação e valores que recebeu, estando preparada para liderar uma equipa coesa, criativa e dinâmica.

Hugo Vieira – Adjunto da Direcção Geral

Categories: Algarve, Faro

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.