AGENDA

Mestrado Integrado em Medicina da UAlg com abertas candidaturas até 4 de fevereiro

ualg_3

O mestrado integrado em Medicina da Universidade do Algarve tem abertas candidaturas para a 5ª edição, ano letivo de 2013/2014, que deverão ser submetidas eletronicamente até dia 4 de fevereiro, através de formulário próprio, disponível em www.medicina.ualg.pt .

Sobre o curso de Medicina

O Mestrado Integrado em Medicina da UAlg é um curso de 4 anos letivos, com 40 semanas cada e está desenhado para formar médicos com um perfil bem definido em três vertentes: Conhecimentos, Atitudes e Aptidões Práticas. A aquisição de conhecimentos das ciências básicas e das ciências clínicas é baseada em problemas clínicos reais (PBL) através de duas tutoriais semanais, de 3 horas cada, em grupos de 8 alunos, cada grupo assistido por um tutor.

A autoaprendizagem é uma pedra angular deste sistema de formação. Os estudantes não são “ensinados” mas são antes ajudados a aprender num ambiente de equipa que aproveita as sinergias decorrentes das formações prévias dos estudantes. Através deste processo adquirem-se hábitos importantes que marcarão a futura vida profissional por uma atitude de constante atualização de conhecimentos.

A aprendizagem das bases da comunicação entre doente e médico, a aprendizagem das competências para fazer a história clínica e o exame físico do doente, a aprendizagem dos princípios da terapêutica e do receitar e a aprendizagem dos princípios da ética clínica faz-se predominantemente no contexto da Medicina Geral e Familiar.

As aptidões práticas são aprendidas inicialmente em modelos anatómicos e de simulação clínica desenhados para o efeito, existentes no campus universitário, sob a orientação de especialistas clínicos. A par dessa formação haverá também a formação adquirida através do contacto com situações reais, quer em Centros de Saúde, quer em Hospitais.

Informações adicionais:

E-mail: medicina@ualg.pt

Tel.: 289 800 094

Fax.: 289 800 076

Categories: AGENDA, Algarve

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.