AGENDA

Festa de São Luís na aldeia da Tôr

Ponte Romana da Tôr

Ponte Romana da Tôr

A aldeia da Tôr, no interior do concelho de Loulé, vai receber no domingo, 27, mais uma edição da habitual Festa de São Luís, padroeiro dos animais, também conhecida pela Festa das Chouriças.

O evento leva àquela freguesia louletana residentes e não residentes, com origens ou sem origens na Tôr, que se juntam, quer na Eucaristia  quer, depois, para saborear a chouriça assada regada com vinho caseiro.

A festa arranca com a Eucaristia solene, às 15:00 horas, seguindo-se uma procissão com a imagem de São Luís, que percorrerá as ruas principais da aldeia.

O leilão das chouriças, do vinho e do pão caseiro arranca pelas 16:30 e o evento vai prolongar-se noite dentro, com animação musical a cargo do acordeonista Hélder Pereira.

A agricultura, a indústria, o artesanato e o comércio formam a componente da vida económica da freguesia. A economia local, que antes se apoiava no sector agrícola com predominância nos frutos secos e produtos hortícolas, difruta agora de um novo panorama. A população jovem tem os seus empregos na cidade de Loulé e em Quarteira, Almancil, Vale de Lobo e Quinta do Lago, bem como na fábrica de cerâmica e nos estabelecimentos comerciais e industriais situados na localidade. Tem ainda a Tôr uma enorme riqueza subterrânea, pois encontra-se situada sobre um dos maiores aquíferos da Europa. A Tôr é dos principais abastecedores de água à cidade de Loulé.

No domínio do património cultural, são aspectos dignos de destaque e bem característicos da Tôr os moinhos de vento, os lagares, as noras, as eiras, os açudes, as minas de cal e de gesso, as grutas e, ainda, a ponte romana, que é considerada como monumento concelhio de elevado valor histórico.

O acesso à freguesia é actualmente bastante facilitado pela estrada Loulé – Tôr – Salir, que atravessa a freguesia no sentido Norte-Sul, pela estrada nº 9 no sentido Este-Oeste, e por outras estradas municipais que permitem a ligação a todos os pontos da freguesia.

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.