Portimão

Conselho Municipal de Juventude dá os primeiros passos

Logo 159L-12 - Conselho municipal da juventude 7.cdr

Criado em 2012 para estreitar a cooperação entre a Câmara e as estruturas juvenis, de forma a apurar as aspirações e anseios dos jovens, o Conselho Municipal de Juventude de Portimão (CMJ) realiza ao longo do corrente ano o seu primeiro plano de atividades, aprovado por unanimidade e resultante dos contributos e da convergência de ideias de todos os intervenientes.

????????????????????

Um dos objetivos prioritários será o mapeamento e planeamento do calendário de atividades das associações juvenis existentes em Portimão, de forma a potenciar recursos na promoção de todas as iniciativas que se realizam na área da juventude, bem como o apoio na divulgação desses eventos.

Estão também previstos debates promovidos junto dos jovens com temáticas como a política associativa e de juventude do município, o papel dos jovens e sua contribuição para a sociedade, educação, infraestruturas, entre outros, além de uma campanha de divulgação do CMJ Portimão junto da população local, assim como a angariação de parceiros privados.

Num ano em que terão lugar eleições autárquicas, encontram-se marcadas para o período entre janeiro e setembro diversas ações de sensibilização subordinadas ao tema “Combate à Abstenção”, as quais decorrerão na Escola Secundária Poeta António Aleixo, Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes e Escola Básica e Secundária da Bemposta.

Para o final do ano letivo foi agendada uma promoção de troca e reutilização de manuais escolares, sendo que a execução deste plano de atividades implica um orçamento na ordem dos 10 mil euros, necessários para assegurar despesas de funcionamento, logística e comunicação.

O CMJ Portimão é constituído por representantes do associativismo local, das organizações partidárias dirigidas à juventude, estabelecimentos de ensino de Portimão e associações académicas, uma vez que é primordial ouvir os jovens e levá-los a participar ativamente na vida do município e na definição das políticas a eles dirigidas, em áreas como a cultura, o desporto, o emprego, a habitação ou a ação social.

Esta entidade pretende também fomentar mecanismos de democracia participativa, contribuindo para uma política municipal de juventude mais eficaz, baseada no associativismo e em conceitos de voluntariado, cooperação e solidariedade.

Informações complementares poderão ser obtidas junto do Setor da Juventude da Câmara Municipal de Portimão, através do telefone 282 419 534.

CM-Portimão

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.