AGENDA

Carnaval 2013 | Programa completo dos corsos e das atividades paralelas

Carnaval de Loulé 2013: Sátira à presença da Troika em Portugal inspira o mais antigo corso do país 

Preparação dos carros alegóricos do Carnaval de Loulé 2013

Preparação dos carros alegóricos do Carnaval de Loulé 2013

Programa do Carnaval louletano integra atividades recreativas, culturais e desportivas, com algumas novidades. Em Alte e Quarteira também haverá desfile

Nos dias 9, 10 e 12 de fevereiro, o mais antigo corso carnavalesco do País está de volta à Avenida José da Costa Mealha. Com a refinada sátira a que já habituou os seus visitantes, o Carnaval de Loulé 2013 apresenta o tema “Entroikados – A Grande Palhaçada”, numa clara alusão ao momento atual que Portugal vive.

O desfile acontece a partir das 15h00 e vai contar com 17 carros alegóricos, grupos de animação, escolas de samba (“Paraíso Tropical”, de Penafirme da Mata, e “Vai Quem Quer”, de Estarreja), cabeçudos e gigantones, num cortejo que integrará mais de seis centenas de figurantes que vão trazer cor e alegria ao coração da cidade de Loulé, e que conta com a participação das seguintes associações e clubes do Concelho: TUALLE – Tuna Afonsina de Loulé, Associação dos Amigos do Alentejo, APAGL – Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, DOINA – Associação de Imigrantes Romenos e Moldavos do Algarve, Clube de Ténis de Loulé, Grupo Desportivo das Barreiras Brancas, Associação UNIR, Fundação António Aleixo, Associação Grupo dos Amigos de Loulé, Louletano Desportos Clube, Casa da Cultura de Loulé, Ginástica Clube de Loulé, Rugby Clube de Loulé, Associação Artística Satori e Moto Clube de Loulé.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Loulé, entidade promotora do Carnaval de Loulé, elaborou um programa de animação que engloba bailes, festas temáticas, atividades desportivas e culturais.

Para este ano a organização destaca, por um lado, a importância desta tradição para as gentes de Loulé, incrementando como tal a participação de associações e clubes no próprio corso mas, fundamentalmente, a componente turística do evento, que constitui o mais importante cartaz do Algarve durante a chamada época baixa do turismo e que é vital para a dinamização da economia local neste período do ano.

O preço das entradas no corso é de 2 euros.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a Autarquia de Loulé irá colocar à disposição do público em geral o espólio de Carnaval, através do aluguer dos fatos e adereços que ao longo dos anos fizeram os desfiles do mais antigo corso do País.

Os fatos poderão ser alugados numa loja localizada na Zona Histórica da cidade, sita na rua D. Paio Peres Correia, junto à Alcaidaria do Castelo. A loja estará aberta ao público entre os dias 21 de janeiro e 15 de fevereiro. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, sendo que encerra aos domingos e na terça-feira de Carnaval.

O custo do aluguer de cada fato é de 12 euros.

Para além de dar a conhecer um importante legado do Concelho de Loulé, esta iniciativa pretende também contribuir para o espírito folião de todos os que queiram assistir ao desfile do Carnaval de Loulé, nos dias 9, 10 e 12 de fevereiro, ou participar na Festa de Carnaval e Baile de Gala.

Assim, no sábado à noite, 9 de fevereiro, pelas 22h00, o “Palácio” do NERA recebe a Festa de Carnaval que tem este ano como tema “Wonderland”, inspirado no imaginário do filme “Alice no País das Maravilhas”, de Tim Burton. A animação musical da noite vai estar a cargo dos DJs Jony & Cary e do grupo “P*ta da Loucura – Music Project MD (DJ Rubim e MC Quimbé)” que vão apresentar uma atuação onde não faltarão os ritmos animados da música Rock, Pop, House, Pimba, Kuduro, Kizomba, Hip Hop, entre outros estilos. Os foliões são convidados a entrar nesta festa mascarados de acordo com o tema proposto.

Já na segunda-feira, 11 de fevereiro, a partir das 22h00, a animação volta ao “Palácio” do NERA com o tradicional Baile de Gala do Carnaval, que durante décadas fez parte das festividades, e após um interregno, foi retomado há cerca de 8 anos. O “Cabaret Burlesco” vai inspirar toda a decoração do recinto, que será animado também pela sensualidade das bailarinas de dança burlesca. A Banda Arte e Música Big Band & Banda Fora D´horas fazem as honras da casa em termos de animação musical.

O preço dos bilhetes para a Festa é de 5 euros e para o Baile 12 euros.

Carnaval infantil

No dia 8 de fevereiro, pelas 10h00, no Largo do Monumento Engº Duarte Pacheco, em Loulé, irá realizar-se o tradicional desfile do Carnaval Infantil de Loulé.

Esta iniciativa conta com a participação do Infantário Nova Terra, Fundação António Aleixo, Casa da Primeira Infância, Infantário “O Paraíso” e os jardins-de-infância de Vale de Rãs, Hortas de Santo António e Mira Serra, e tem o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Inspirados na temática de “A Reciclagem”, as crianças irão desfilar com fatos criados com materiais recicláveis, onde a imaginação e criatividade não têm limites.

Paralelamente, haverá música ao vivo e muita animação.

O Carnaval Infantil constitui uma tradição bem enraizada na comunidade escolar louletana, e que vai de encontro a todo o espírito carnavalesco que existe em Loulé, uma vez que o Carnaval é considerado uma das principais festividades e um dos maiores cartazes turísticos do Concelho.

Algumas novidades

O programa do Carnaval 2013 traz algumas novidades em termos de animação da cidade com o objetivo de envolver a comunidade neste grande evento.

Assim, no dia 8, pelas 21h00, na Rua de Portugal, decorre a 1ª Corrida Internacional de Carrinhos de Rolamentos, uma organização da Associação Cultural de Salir e Autarquia de Loulé, que vai trazer alguns momentos hilariantes. Os interessados em participar poderão fazer a sua inscrição através do email geral@acsalir.pt

Para o sábado, dia 9, a partir das 11h00, acontece a atividade “Carnaval a Cavalo – Passeio do Clube Hípico de Loulé” e, à mesma hora, no Campo nº3 de Loulé, tem lugar o Jogo de Rugby de Carnaval. Pelas 15h00, tem lugar mais uma edição do Encontro Motard de Carnaval.

A manhã do Domingo Gordo arranca com mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo de Carnaval, a partir das 9h00, na Avenida José da Costa Mealha.

As inscrições estão abertas a todos os interessados, federados e não federados, até 7 de fevereiro, em aaalgarve@mail.telepac.pt

O desporto vai estar também em destaque neste dia com a Prova de Abertura da Época de Ciclismo em Portugal. A partida acontece às 10h20, no Hotel Pinhal Sol, e a chegada está prevista para as 14h00, no Largo de S. Francisco, em Loulé.

Na manhã de segunda-feira, dia 11, das 10h00 às 12h00, na Sala dos Serviços Educativos na Alcaidaria do Castelo de Loulé, realiza-se a Oficina de Máscaras de Carnaval, destinada a crianças dos 8 aos 12 anos. As inscrições podem ser feitas através do email dcm@cm-loule.pt ou telefone 289400611.

E pelas 15h30, na Cerca do Convento Espírito Santo, acontece um dos momentos mais hilariantes deste programa. Trata-se do “Arremesso do Palhaço”, um concurso em que os grupos participantes, compostos por 5 elementos mascarados, apresentam uma coreografia acompanhada por uma música escolhida à sua escolha. No final do tempo de apresentação (cerca de 1’50’’), um dos elementos, que estará obrigatoriamente vestido de palhaço, será atirado pelos restantes elementos para cima de um insuflável. O vencedor será aquele grupo que apresentar a melhor coreografia, de acordo com a avaliação de um júri.

No dia de Carnaval, 12 de fevereiro, das 10h30 às 11h30, o destaque vai para as tradicionais Corridas Carnavalescas das Barreiras Brancas, em que um grupo de foliões desce à cidade, trajados a rigor. Pelas 11h00, na Avenida José da Costa Mealha, decorre um Passeio de Motos Antigas.

E à noite, pelas 21h00, no Cine-Teatro Louletano, vai ser exibido o documentário “O Samba que Mora em Mim”, da realizadora Georgia Guerra-Peixe.

No período que antecede o Carnaval, Georgia Guerra-Peixe sobe o Morro da Mangueira em busca de boas histórias, contadas por pessoas que, na sua simplicidade, fazem parte do Carnaval carioca de diversas maneiras. Assim, o documentário “O Samba que Mora em Mim” propõe-se a fazer um relato pessoal do samba e da história da comunidade. Partindo da quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, as câmaras captam depoimentos como o da Vó Lucíola, de Timbaca, de Cosminho, do Mestre Taranta, de Lili e do DJ Glauber. Todos os moradores do morro que fazem parte do Carnaval, tanto quanto o samba faz parte das suas vidas.

Vencedor do Prémio Especial do Júri na 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o documentário opta por não mostrar a violência existente na favela carioca, focando-se apenas na influência e na alegria que o ritmo leva aos moradores do morro.

Neste programa há ainda a destacar a realização da 39ª edição do Torneio Internacional de Vela do Carnaval, iniciativa do Clube Internacional da Marina de Vilamoura (CIMAV),  com a colaboração da Câmara Municipal de Loulé, Lusort, Marina de Vilamoura, D. Pedro Hotels, Inframoura e com o apoio da Federação Portuguesa de Vela. O evento decorre nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, no Campo de Regatas de Vilamoura, e continua a ser um dos cartazes desportivos de maior referência na região nesta altura do ano.

A prova é aberta aos barcos das seguintes classes: Optimist, 420 (Campeonato Ibérico e Prova de Seleção), Snipe (Campeonato Ibérico), F18, Dart 18, Laser 4.7 (Prova de Seleção), Laser Radial (Prova de Seleção), Laser Standard (Prova de Seleção), Kiteboarding (Campeonato Ibérico) e Fórrmula Windsurfing,

Carnaval em Alte e Quarteira

No Concelho de Loulé, para além da cidade de Loulé, o Carnaval desenrola-se em mais duas localidades: Alte e Quarteira.

O Carnaval de Alte é uma referência a nível regional de entre os eventos comemorativos da quadra carnavalesca. Trata-se de um Carnaval de cariz tradicional, pois toda a confeção e elaboração dos carros alegóricos e grupos de foliões é, exclusivamente, feita pelos grupos participantes, sem recurso a empresas especializadas na matéria. Este facto faz com que cada ano haja coisas novas, diferentes, onde a imaginação e criatividade das pessoas da terra são o fator que determina a originalidade do Carnaval de Alte.

Todos os anos este Carnaval tem apresentado uma grande qualidade e originalidade nos temas apresentados. Este ano conta com a participação de 10 carros alegóricos e 5 grupos de foliões. Esta significativa quantidade de grupos participantes encherá a aldeia de Alte de folia e animação, onde há uma forte envolvência da comunidade local, pois muitas são as pessoas que colaboram diretamente para esta realização.

O Carnaval de Alte é uma organização da Junta de Freguesia de Alte em parceria com algumas coletividades locais, como o Grupo Folclórico de Alte, a Casa do Povo de Alte, a Casa da Criança de Alte, Grupo de Amigos de Alte, o Grupo Desportivo Serrano e a Paróquia de Alte.

O desfile de Carnaval realiza-se no domingo e terça-feira, entre as 15h00 e as 18h00 horas. À noite, pelas 21h30 horas, há bailes de Carnaval no Salão da Casa do Povo de Alte.

Já em Quarteira, a Avenida Infante de Sagres é o local escolhido para o desfile, que este ano contará com 14 carros alegóricos, representando as diversas associações e clubes da freguesia. Os temas serão escolhidos pelos próprios grupos e podem ir desde a sátira política, até alusões diretas às próprias agremiações envolvidas no corso.

O desfile acontece nos dias 9, 10 e 12 de fevereiro, pelas 14h30.

Mas o momento alto do Carnaval de Quarteira vai ser o Enterro do Entrudo, na Quarta-Feira de Cinzas, dia 13, pelas 21h00, com início na Rua da Alegria e términus na Praça do Mar.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.