Loulé

Dia Mundial das Zonas Húmidas assinalado no município

GE DIGITAL CAMERA

Tendo como princípios alguns dos pressupostos e objetivos preconizados pela Convenção de RAMSAR, o Município assinalou o Dia Mundial das Zonas Húmidas, no passado dia 1 de fevereiro, com a realização de uma visita guiada a um dos sítios de maior interesse ambiental do Concelho, a Zona Húmida da Quinta do Lago.

Esta iniciativa pedagógica foi particularmente dirigida à comunidade escolar e desenvolvida em estreita parceria com a Escola Básica Integrada de Salir, tendo contado com a participação de alunos de duas turmas do 5º ano.

O percurso decorreu no trilho de São Lourenço na Quinta do Lago, zona de grande valor ecológico e elevados padrões ambientais caracterizada por vastas áreas naturais de pinhal, sapal e dunas e amplos espaços humanizados com campos de golfe e superfícies ajardinadas bem cuidadas, que coexistem em harmonia. O percurso foi acompanhado e interpretado por técnicos do Município que distribuíram para o efeito diverso material temático específico. Entre outros aspetos foram abordadas temáticas relativas à preservação e promoção da Ria Formosa, fauna e flora locais, o uso ordenado do território e dos recursos naturais e a importância a as potencialidades das atividades ao ar livre enquanto fator de equilíbrio social, cultural e económico.

O Município de Loulé tem vindo a apostar numa estratégia de promoção e valorização do seu património natural e cultural, através da dinamização de várias atividades e ações próprias ou em articulação e colaboração com outras entidades e personalidades, que visam qualificar e dignificar a oferta turística e ambiental do Concelho. Neste contexto, a comemoração de dias mundiais subordinados a temáticas ambientais ou culturais enquadra-se perfeitamente nesta lógica de divulgação da excelência do património local.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.