Portimão

Município comunica o falecimento de António Mergulhão

António Mergulhão

António Mergulhão

O município de Portimão está mais pobre com o desaparecimento do Dr. António Mergulhão, falecido esta manhã, vítima de paragem cardíaca.

Nascido em 12 de outubro de 1948 em Portimão, António Augusto Pereira Mergulhão licenciou-se em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa em 1973 e especializou-se em Análises Clínicas em 1976, altura em que assumiu a direção técnica do laboratório de análises clínicas com o seu nome, situado na sua cidade natal.

Em 1976 implementou o serviço de Análises Clínicas no Hospital de Lagos, exercendo funções de diretor técnico desse laboratório até 1982 e foi presidente do conselho fiscal da Associação Portuguesa de Analistas Clínicos entre 2002 e 2008, tendo sido nomeado em 2006 presidente da assembleia-geral da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos.

Colaborou com a Universidade do Algarve, enquanto membro do conselho consultivo da Faculdade de Ciências e Tecnologias e como membros da comissão consultiva externa para o Curso de Ciências Farmacêuticas.

Em cooperação como outros membros do Centro de Estudos de Imunoalergologia de Portimão, publicou e apresentou a nível internacional alguns estudos que foram reconhecidos com os prémios S.P.A.I.C/Astra Zeneca 2004.

Desde sempre empenhado com o associativismo local, exercia presentemente o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Portimonense Sporting Clube.

Irmão de Nuno Mergulhão, presidente da Câmara Municipal de Portimão de 1993 a 1999, entretanto falecido ao serviço da autarquia, António Mergulhão era atualmente sócio-gerente do Laboratório António Mergulhão, S.A., com diversos postos de colheita distribuídos pelo barlavento algarvio, colmatando a carência de cuidados complementares de diagnóstico às populações do interior, com menos recursos financeiros e dificuldade de mobilidade e acesso aos centros populacionais.

Em reconhecimento público por se tratar de um cidadão empenhado e interessado no desenvolvimento social, económico e associativo do concelho, em 2008 foi distinguido pela Câmara de Portimão com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Nesta hora de pesar, o Município de Portimão expressa publicamente as mais sentidas condolências à família e amigos de António Mergulhão.

CMP

Categories: Portimão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.