Castro Marim

ETAR de Odeleite e Sistema Elevatório, já estão em funcionamento

A Águas do Algarve SA investiu na construção do Sistema de Odeleite um total de 607.845,45€.

Estação Elevatória de Odeleite

Estação Elevatória de Odeleite

 A ETAR de Odeleite e respetivo sistema elevatório inseridos na empreitada promovida pela Águas do Algarve S.A. e executada pelo Empreiteiro Aquino Construções S.A. designada “Construção das ETAR de Santa Justa, Barrada e ETAR e Sistema Elevatório de Odeleite” entrou em funcionamento em Dezembro de 2012.

Lagoas de macrófitas

Lagoas de macrófitas

Esta ETAR realiza o tratamento das águas residuais domésticas produzidas na povoação de Odeleite, anteriormente descarregadas numa fossa séptica.

As águas residuais afluem à ETAR através de uma conduta, com aproximadamente 500m constituída em tubagem de PEAD, proveniente da Estação Elevatória de Odeleite, cujo edifício exteriormente apresenta aspetos arquitetónicos da região e é constituída pelas seguintes zonas:

  • Câmara de entrada, onde será instalado o tamisador;
  • O poço de bombagem, onde serão instalados os grupos electrobombas submersíveis;
  • Piso inferior do edifício que funcionará como zona de manobra de equipamentos;
  • Piso superior (ao nível térreo) será a zona de controlo e comando.

A ETAR é constituída por uma fossa séptica a partir da qual o efluente segue para a câmara de repartição de caudal e posteriormente para as duas lagoas de macrófitas, e está dimensionada para 230 habitantes e caudal médio diário de 36m3/dia.

A construção do Sistema de Odeleite envolveu um investimento total de 607.845,45€.

Com a entrada em funcionamento deste conjunto de infra-estruturas, a Águas do Algarve prossegue a sua atividade de prestação de serviços de recolha e tratamento de águas residuais aos municípios do Algarve, melhorando os níveis de atendimento às populações e promovendo a qualidade ambiental dos recursos hídricos, designadamente a qualidade da água das praias, rios e lagunas, que são fator essencial para o bem-estar e para o desenvolvimento económico e turístico da Região.

Teresa Fernandes/Águas do Algarve

Categories: Castro Marim

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.