AGENDA

Artista plástico Xana hoje no “Conversas à 5.ª”

xana

Hoje, quinta-feira, 7 de março, pelas 21h00, no bar do Cine-Teatro Louletano, o “Conversas à 5.ª” vai ter como convidado o artista Xana, que irá falar sobre artes plásticas.

Nascido na cidade de Lisboa em 1959, Alexandre Barata – Xana formou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa durante a década de 80. Em 1984, integrou, juntamente com Fernando Brito, Ivo, Manuel João Vieira, Pedro Portugal e Pedro Proença, o grupo Homeostética, recentemente alvo de uma exposição no Museu de Serralves. Este grupo, para além de uma atividade díspar no que toca à sua intervenção artística, veio de certa forma clarificar uma tendência de cariz pós-moderno que começava por estes anos a evidenciar-se.

Em 1984 Xana foi viver para Lagos, onde atualmente reside e trabalha como artista plástico nas áreas da pintura, escultura, cenografia, performance e instalação, entre outras. Comummente integrado numa corrente neopop, Xana procura evidenciar nas suas obras o quotidiano urbano e suburbano. Fá-lo através das temáticas pictóricas, assim como através da preocupação em intervir em espaços públicos, com um carácter efémero ou permanente.

O seu trabalho, assente na simplificação e repetição das formas e em cores ou tonalidades fortes remete para o processo de serialização a que se assiste nas sociedades ditas modernas.

CML

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.