AGENDA

Movimento Cívico Albufeira Consigo quer alternativa política

albufeira_consigo

Um grupo de cidadãos de Albufeira decidiu criar uma associação de intervenção pública, tendo em vista profundar a discussão cívica, social e política naquele concelho algarvio.

A associação que se denomina Plataforma Cívica Albufeira Consigo, vai ser apresentada formalmente no próximo dia 21 de Março e tem como finalidade geral promover o debate sobre o desenvolvimento e o crescimento económico, social, cultural e ambiental de Albufeira.

O movimento associativo conta com cerca de meia centena de membros fundadores dos mais variados quadrantes políticos, profissionais e sociais e está aberto a todos os contributos visando a constituição de uma alternativa “séria e credível à actual gestão do município”.

No quadro das próximas eleições autárquicas, o movimento identifica a candidatura já assumida por Fernando Anastácio à Câmara Municipal de Albufeira como essa alternativa válida para o futuro, mostrando-se disponível para aceitar todo o tipo de participação e propostas a inscrever em Fóruns Temáticos que vai realizar.

“Abrir o mais possível este movimento e tornar esta candidatura, não uma candidatura de um partido ou de uma pessoa, mas uma alternativa aberta, plural e fortemente participada por todos os cidadãos de Albufeira”, é o que pretende a associação assumindo o seu papel de instrumento de participação cívica para esse efeito.

Temas como políticas sociais, educação, saúde, cultura, emprego, economia, turismo, ambiente e território, são algumas matérias a debater nos encontros temáticos, além de outros aspectos relacionados com a segurança, gestão municipal, impostos e taxas municipais, serviços, orçamento e gestão participativa.

As conclusões e propostas resultantes dos debates públicos deverão integrar o programa da candidatura, transformando a Plataforma Cívica Albufeira Consigo num exercício de cidadania onde todas as pessoas de Albufeira podem intervir com sugestões, ideias e iniciativas dando, desta forma, o seu contributo para ajudar a construir um futuro melhor para todos.

A apresentação da Plataforma está marcada para as 15 horas do próximo dia 21 de Março, num espaço localizado na Rua Dunfermline, Hotel Forte do Vale, Loja 3 (junto à Rotunda das Três Palmeiras), virando à direita na Rotunda do Ourahotel se vem de Albufeira ou à esquerda se vem da zona da Praça de Touros.

Contamos Consigo!

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS

Um grupo de cidadãos de Albufeira decidiu constituir a Plataforma Cívica ALBUFEIRA CONSIGO, assumindo o compromisso de, com este projecto, aprofundar a discussão cívica, social e política no concelho de Albufeira.

A Plataforma Cívica ALBUFEIRA CONSIGO terá a forma de associação, sendo uma pessoa colectiva de direito privado, de âmbito local, independente, plural, sem fins lucrativos que tem como finalidade geral promover o debate e agir visando o desenvolvimento e o crescimento económico, social e ambiental de Albufeira, designadamente, estudar e desenvolver acções com vista à dinamização social, económica, cultural e turística do concelho de Albufeira.

A adesão a esta Declaração de Princípios é condição indispensável para a participação como membro.

Título I – Da Plataforma ALBUFEIRA CONSIGO

A Plataforma Cívica ALBUFEIRA CONSIGO (adiante designada por Plataforma) é um espaço aberto à participação de todos os cidadãos de Albufeira, que de alguma forma, num amplo, aberto e plural debate e exercício de cidadania queiram intervir contribuindo com sugestões, ideias e iniciativas para a reflexão sobre o estado do desenvolvimento económico, social e cultural do concelho e o seu posicionamento no quadro do Algarve e do país.

Título II – Dos seus Membros

A Plataforma é constituída por Membros Associados os quais serão todos aqueles, cidadãos e cidadãs de Albufeira que vierem a aderir ou a serem convidados para a integrar, tendo a Plataforma como seus membros fundadores, os que de hoje e até ao dia 21 de MARÇO DE 2013 subscreverem e aderirem a esta declaração de princípios.

Titulo III – Dos seus Objetivos

A Plataforma visa constituir-se num espaço de debate e de preparação de projectos e práticas, recomendações e propostas que possam vir a ser implementadas no concelho de Albufeira pelos órgãos autárquicos que vierem a sair das eleições autárquicas de 2013

Titulo IV – Das suas Iniciativas

A plataforma irá promover um conjunto de encontros denominados Fóruns Temáticos, nos quais irá, de uma forma participada e plural, ouvir os diferentes sectores profissionais, sociais e etários, bem como a população do concelho sobre políticas públicas em matérias e áreas como, as políticas sociais, a educação, a saúde, a cultura, o emprego, a economia, o turismo, o ambiente e o território, a segurança, a gestão municipal, impostos e taxas municipais, serviços municipais, orçamento e gestão participativa.

Título V – Do seu posicionamento

A Plataforma tomará posição pública sobre as candidaturas que se vierem a apresentar aos eleitores e declarará o seu apoio e recomendará o voto em candidaturas autárquicas aos diferentes órgãos do município que no seu programa eleitoral assumam as propostas, as recomendações e as conclusões que vierem a sair dos Fóruns Temáticos que irá promover.

Plataforma Cívica Albufeira Consigo

Categories: AGENDA, Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.