AGENDA

Seminário e Protocolo com a UAlg no âmbito do GAE, que será apresentado no dia 26

gae_loule

Com o objetivo de apoiar, através do aconselhamento, encaminhamento e acompanhamento, promotores de atividades económicas, a Câmara Municipal de Loulé reativou o “Gabinete de Apoio ao Empresário”, que passa a designar-se GAE – Gabinete de Apoio à Atividade Económica e ao Empreendedorismo, para atender pessoas singulares ou coletivas (micro, pequenas e médias empresas, cooperativas, associações, etc.) que pretendam criar ou desenvolver atividades económicas e/ou criar emprego, no território do Município.

Articulando com os diversos serviços do Município, com competências no licenciamento das atividades, relacionando-se com entidades locais e regionais com responsabilidade no licenciamento, no financiamento, no apoio técnico e na capacitação, o GAE está disponível para informar sobre os procedimentos e apoios existentes, encaminhando o promotor para os serviços/entidades competentes. Contará com dois técnicos para atendimento dos interessados e irá funcionar no Edifício do Terminal Rodoviário, em Loulé.

Esta iniciativa surge, com um propósito de complementaridade do que já é feito por outras entidades, se possível contribuindo para articular e potenciar a diversidade do trabalho que vem sendo realizado no Município ao serviço da atividade económica, da valorização dos recursos e da criação de emprego.

O GAE vai ser apresentado ao público, particularmente a empresários e empreendedores do Concelho, no próximo dia 26 de março, pelas 15h00, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, Edifício Engº Duarte Pacheco (Praça da República, em Loulé), através do Seminário subordinado ao tema “Atividade Empresarial e Empreendedorismo”. Neste momento, o vereador Aníbal Moreno fará também a apresentação da “Bolsa de Serviços Especializados”, um conjunto de empresas de serviços, das várias áreas, que voluntariamente podem aderir a este projeto e dar apoio aos investidores, bem como às empresas já estabelecidas e que necessitem de apoio.

Segue-se a assinatura do Acordo Específico de Parceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a Universidade do Algarve sob o tema “Dinamizar o Empreendedorismo”, através do qual se pretende estimular a cooperação institucional entre as duas entidades, promover a realização de iniciativas conjuntas, estimular o desenvolvimento económico de base local e a inovação ou ainda criar mecanismos e dinamizar apoios estruturais ao empreendedorismo jovem.

No âmbito deste protocolo, a Autarquia apoiará a realização de estágios no Concelho, e incentivará o empreendedorismo jovem. Por outro lado, criará condições à instalação de novas empresas no Concelho, diferenciadoras, nas áreas tecnológicas, da indústria transformadora, de valorização dos recursos locais e de novos produtos e serviços.

Participam ainda neste Seminário João Guerreiro, Reitor da Universidade do Algarve, que irá abordar o tema “O Empreendedorismo e a Universidade”, representantes do IAPMEI e do Turismo de Portugal, que irão falar sobre as empresas distinguidas no PME Líder e PME Excelência, e Vitor Neto, Presidente do NERA, que trará a lume a temática “Portugal Turismo – Relatório Urgente”.

No final da sessão, a Autarquia de Loulé vai distinguir as empresas PME Excelência 2011 (5 empresas) e 2012 (10 empresas) do Município de Loulé, entregando uma Placa comemorativa.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Seruca Emídio, encerra o Seminário, com uma intervenção.

“A situação económica no País, na Região e no Município, de profunda retração económica e aumento do desemprego, impõem a todas as entidades, públicas e privadas, esforços de cooperação, mobilização das capacidades, dos recursos, das vontades, no sentido de criar um ecossistema que favoreça a criação de atividades económicas geradoras de emprego”, referem os responsáveis municipais.

Agradecemos a vossa inscrição para o Seminário através do e-mail gae@cm-loule.pt ou do telefone 289 400 829.

Mais informações no website do Município de Loulé e no Facebook.

Aníbal Moreno, vereador

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *