Albufeira

O papel das PME no desenvolvimento local

36 empresas de Albufeira com o estatuto PME Líder e PME Excelência

Dia 18 de março foi uma data marcante para os empresários do concelho de Albufeira. A partir das 14h30 empresários, autarcas, responsáveis do IAPMEI, do Turismo de Portugal e da Universidade do Algarve juntaram-se numa mesa redonda para debater o papel das PME na promoção do desenvolvimento local.

Na Sessão de Abertura o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, destacou a importância e peso das PME no desenvolvimento do tecido económico-social de um país periférico como é Portugal, sobretudo ao nível da criação de emprego. No caso concreto de Albufeira, referiu “a importância do trabalho desenvolvido pelo Gabinete de Empreendedorismo (AGE) ao nível da informação, aconselhamento e captação de investimento para o concelho. Desde o final do ano passado que o AGE iniciou um programa de visitas às empresas que se têm destacado pelo seu contributo no desenvolvimento da economia local. É fundamental que a Autarquia esteja ao lado dos empresários e sempre na primeira linha para reconhecer, valorizar e motivar o seu sucesso, para que no próximo ano tenhamos o dobro das empresas nesta cerimónia”, afirmou o autarca. A opinião foi partilhada pelo presidente da Assembleia Municipal, Carlos Silva e Sousa, que disse ser muito importante refletir sobre o papel destas empresas na economia local, quer pelo seu poder de atração de investimento, mas sobretudo por manterem o dinheiro no concelho para o seu desenvolvimento.

Paulo Dias, vereador com o pelouro do Empreendedorismo, realçou a importância do evento e das entidades ali presentes para debater questões de extrema importância no universo do mundo empresarial, concretamente em Albufeira. O autarca aproveitou para salientar que as PME representam 99,9% do tecido empresarial do país, são responsáveis por 82% do emprego e 67,8% da produção nacional. “três em cada quatro empregos são criados por PME, as principais responsáveis pela criação de postos de trabalho, pelo que é imprescindível garantir a sua permanência no mercado” afirmou. Relativamente ao concelho de Albufeira, Paulo Dias disse que das 1.114.150 empresas sedeadas em Portugal 6.526 estão em Albufeira (0,6%). Em relação ao Algarve, representamos 10,6% do total das empresas. Refira-se que do total de empresas sedeadas em Albufeira 22,3% são do setor do comércio por grosso e a retalho e 18,2% da área do alojamento e restauração (a nível nacional a percentagem é exatamente igual no que respeita ao comércio, enquanto no alojamento é de 7,4%). O volume médio de negócios por empresa no concelho é de 113 milhares de euros, contra 311,5 a nível nacional, sendo que 36,1% do volume total de negócios provém do setor de alojamento e 29,9% do comércio.

Carolina Travassos, técnica do IAPMEI, Carlos Abade, Diretor de Apoio ao Investimento do Turismo de Portugal, José Santos, presidente da Direção da APAL, e Adriano Pimpão, professor da Universidade do Algarve foram os oradores convidados para a mesa redonda, onde foram debatidas questões ligadas à especificidade do tecido económico local, turismo – especialização e dependência, sustentabilidade do tecido económico, sazonalidade, crise económico-financeira, empregabilidade e mão-de-obra, desemprego, instrumentos de apoio às empresas, sinergia entre empresas e universidade, entre outros temas.

Após o debate, que foi bastante participado, decorreu uma cerimónia de distinção das 36 empresas de Albufeira que em 2012 receberam o estatuto PME Líder e PME Excelência, abaixo discriminadas.

Albufeira Hotel Gmbh & Co. BetriebsKG.

Algarchapa – Comércio de peças para automóveis

Algarosa – Sociedade Gestora de Hóteis Lda

Algo Perfeito

Alísios II-Imobiliária e Turismo

António dos Santos Labisa

Aqualab – Laboratório Clínico e de Saúde Pública

Asalgarve – Agência de Viagens e Turismo

Auto Rent V – Gestão, Aluguer, Compra e Venda de Viaturas

Avetunes – Comércio de Produtos Alimentares

Boxel 2 – Comércio de Material Elétrico

Carrasquinho & Filhos – Produtos Combustíveis

Centro de Correção Visual

Collegium – Consultores de Gestão e Administração de Empresas

Conforhotéis – Gestão de Hotéis

Falésia Hotel

Garrafeira Soares – Com. de Bebidas

Harry Warner

Interjumbria – Empreendimentos Turísticos e Industriais

José Paulo Ribeiro

Litográfis – Artes Gráficas

Ludsil – Lavandaria ao Domicílio

Manuel e Amadeu Pereira – Explorações Hoteleiras

Mundo Aquático – Parques Oceanográficos

Octur – Organizações e Construções Turísticas do Algarve

Pão da Aldeia

Previdente Clínica Dentária

Satur – Sociedade Imobiliária

SEEC – Sociedade de Exploração Hoteleira e Similares

Serafim Rosa e Filhos

Sociedade Agrícola Viveiros do Foral

Sol do Algarve – Comércio de Móveis e Decoração

Turistrem – Comboios Turísticos

Vagatur-Soc. Exp. Turística e Hoteleira

Varzeamar – Atividades Mar-Turísticas

Vegabar – In. Turísticos

Categories: Albufeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *