Loulé

Biblioteca Municipal recebe Certificado de Biblioteca Associada da UNESCO

biblioteca

No próximo dia 4 de abril, quinta-feira, pelas 12h00, a Biblioteca Municipal de Loulé receberá o certificado de Biblioteca Associada da UNESCO, das mãos da Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO em Portugal, Manuela Galhardo, passando a pertencer à rede de bibliotecas associadas daquela organização internacional.

No que respeita à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO (Rede UNAL – UNESCO Associated Libraries), desde 2003 que a Comissão Nacional da UNESCO tem vindo a apostar na sua implantação. O projeto internacional, definido pela Organização desde 1985 e já posto em prática noutros Estados-membros, tem como objetivo primeiro a promoção da leitura e do livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional.

Atualmente, mais de 500 Bibliotecas pertencem à Rede UNAL em todo o mundo. Em Portugal, viveram-se dois momentos determinantes no desenvolvimento da Rede UNAL. Em 2003, foi feita a divulgação primeira desta rede, da qual resultou a adesão de duas Bibliotecas. Em 2008, e por motivos de reorganização interna da própria CNU, foi feita uma segunda divulgação. Assim, integram presentemente esta rede a Biblioteca Municipal Raul Brandão, em Guimarães, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Beja, a Biblioteca Municipal de Alcochete, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, em Torres Novas, a Biblioteca Municipal de Olhão, a Biblioteca Municipal de Sines, a Biblioteca Municipal Simões de Almeida (tio), em Figueiró dos Vinhos, a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, e a Biblioteca Municipal da Batalha.

O principal objetivo da Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO é incentivar as bibliotecas a desenvolver atividades nos domínios da UNESCO, entre elas a defesa dos direitos humanos e da paz, a promoção do diálogo intercultural, proteção do ambiente ou luta contra a iliteracia.

Para esta candidatura a Biblioteca Municipal de Loulé apresentou o projeto CIVITAS – Bibliotecas para a Sociedade Civil que irá abranger projetos já existentes como o Bibliomóvel, Estórias em Família, Clubes de Leitura e Projeto Leia.

CM-Loulé

Categories: Loulé

Tagged as: , ,

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.