Faro

PSD/Loulé estranha declarações de Paulo Neves, candidato à Câmara pelo PS

images

O PSD/Loulé estranha que as primeiras palavras de Paulo Neves, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Faro, sejam sobre… Loulé.

Segundo a comunicação social, na declaração pública que realizou para apresentar a sua intenção de candidatura à autarquia Farense, Paulo Neves mostrou-se contra um investimento a realizar no concelho de Loulé, apelando a que “não vá para a frente, sem que haja contestação” afirmando ainda que receia que “o advento pernicioso do IKEA faça drenar para o concelho vizinho (Loulé) os rendimentos do concelho de Faro”.

O investimento em causa, junto ao Parque das Cidades tem uma abrangência regional e deve ser visto como um polo de desenvolvimento local cujas fronteiras concelhias não bloqueiam. Os benefícios económicos que investimentos desta escala podem trazer são pois uma mais-valia para toda a área central do Algarve e não apenas para um concelho em particular.

Para além de estranho, esta é igualmente uma postura inédita no que respeita ao relacionamento entre os dois concelhos nos últimos anos.

Independentemente das cores partidárias, Loulé e Faro partilham a gestão do Parque das Cidades e tem procurado aprofundar o trabalho intermunicipal em diversas áreas. Neste aspeto não deixa de ser importante referir que no mandato autárquico em curso, em que ambas as autarquias são lideradas pelo PSD, foram definitivamente resolvidas questões que se arrastavam indefinidamente como é o caso dos limites concelhios.

O caminho do desenvolvimento local passará necessariamente por este tipo de colaborações em áreas tão distintas como o ordenamento do território, os transportes e telecomunicações, a cultura e o desporto e outras tantas áreas onde a criação de escala pode ser uma vantagem para os munícipes dos concelhos. A perspetiva da gestão isolada não deve ser fomentada, em nome de uma maior eficiência na utilização dos dinheiros públicos.

Assim, e porque o caminho do poder local passará necessariamente por uma cada vez maior colaboração entre municípios, importa que no momento em que iniciamos o debate sobre o próximo ciclo autárquico sejam discutidas ideias com vista ao aprofundar desta relação e não sejam proferidas declarações que possam ferir a boa relação inter-concelhia.

A Comissão Politica Concelhia do PSD/Loulé

Categories: Faro, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.