AGENDA

Xávega leva “A Revolução das Mulheres” ao Cine-Teatro Louletano

xavega

No próximo sábado, dia 6 de abril, às 21h30, a Companhia de Teatro da Xávega – Associação para o Desenvolvimento Cultural de Quarteira, levará à cena no palco do Cine-Teatro Louletano a peça “A Revolução das Mulheres”, mais um espetáculo integrado no Programa do VIII CENÁRIOS – Mostra de Teatro de Loulé.

Trata-se de uma comédia de Aristófanes, escrita 392 anos a.C mas que, na sua visão crítica e jocosa, se mantém perfeitamente atual. Numa adaptação desenhada exclusivamente para a Companhia de Teatro da Xávega, os dezoito atores da peça em três atos, põem a nu os “podres” que os poderes políticos de todos os tempos deixam a descoberto.

Lideradas por Praxágora (interpretada por Verónica Ferreira), as mulheres de Atenas decidem tomar conta do poder, cansadas da incapacidade dos homens no governo. À socapa, estabelecem uma nova constituição, com base na comunidade dos bens, procurando a eliminação da pobreza.

Essas mulheres, partindo do princípio que há semelhança entre a gestão do governo da nação e a do lar, propõem-se governar a cidade com a mesma eficiência com que cuidam de suas casas. Procurarão, deste modo, acabar com a divisão de ricos de um lado e pobres do outro, já que a Cidade passará a ser uma comunidade em que cada um poderá obter, num fundo comum, o necessário à sua subsistência, graças a reformas de base.

Nessa nova constituição, Praxágora soluciona ainda o problema das mulheres feias diante da desvantagem em que ficariam, relativamente às bonitas. É no entanto, aí que começa a desmontar-se a teoria de Praxágora, uma vez que, no último e desconcertante ato, ela própria acaba por sobrepor os seus interesses acima do interesse coletivo, deixando claro que um governo de mulheres, afinal, enfermará dos mesmos erros de um governo masculino.

O preço dos bilhetes para este espetáculo é de 5 euros.

CM-Loulé

Categories: AGENDA, Loulé

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.