Faro

Alunos invadem UAlg em Dia Aberto

ualg

Mais de mil estudantes vão rumar à UAlg, na próxima quinta-feira, durante o Dia Aberto. Este evento integra diversas ações, de carácter informativo, pedagógico, experimental e lúdico, oferecendo um conjunto de propostas que se dirigem a estudantes, docentes e outros agentes educativos, procurando incluir encarregados de educação e outros públicos, designadamente possíveis candidatos ao concurso Maiores de 23 Anos e aos cursos de formação avançada.

No dia 11 de abril, será proporcionada aos visitantes uma verdadeira viagem ao mundo da investigação, através dos vários departamentos da UAlg, onde os jovens estudantes poderão assistir e participar em atividades que contemplam as 6 áreas de ensino e investigação da UAlg (Artes, Comunicação e Património | Ciências Sociais e da Educação | Ciências e Tecnologias da Saúde | Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente | Economia, Gestão e Turismo | Engenharias e Tecnologias).

Pensadas para desafiar os conhecimentos dos jovens, as atividades propostas durante o Dia Aberto foram desenhadas para interpelar os alunos, estimulando o seu sentido crítico e a assimilação de novos conceitos ou a estruturação de matérias já abordadas em sala de aula nas várias disciplinas que constituem os currículos do ensino secundário em Portugal.

Os jovens terão a oportunidade de explorar, por exemplo, teorias à primeira vista complicadas mas facilmente explicáveis com recurso a materiais de uso comum. Ou serão convidados a descobrir a importância de algumas moléculas, façam elas parte de objetos que usamos todos os dias, de medicamentos que tomamos, ou da matéria que compõe os seres vivos.

A origem das palavras, a Física do som e da música, a Biologia evolutiva, a visualização e manipulação de embriões adultos de animais utilizados em investigação biomédica e o potencial das algas são alguns pontos de partida, de entre a vasta oferta apresentada ao longo do Dia Aberto, que convidam os jovens a fazer autênticas incursões pela investigação científica produzida na UAlg.

Organizadas pela Associação Académica da UAlg, decorrem em simultâneo a atividades como Yoga, GAP e Zumba, entre outras.

De realçar que este ano foram programadas atividades que se prolongam até às 21h00, procurando, assim, receber todos os que nos queiram visitar.

Consultar programa em http://www.ualg.pt/home/pt/content/dia-aberto

UAlg

Categorias:Faro

PlanetAlgarve